Dialogismo no ensino de língua espanhola pelo Instagram

Autores

  • Letícia Soares Oliveira

Palavras-chave:

Análise Dialógica do Discurso, Ensino de língua estrangeira, Espanhol, Instagram.

Resumo

: Neste trabalho analisamos publicações no Instagram voltadas para o ensino de língua espanhola. Para tanto, selecionamos um perfil como representativo de uma prática que se intensificou na rede social devido à pandemia mundial de Covid-19 e à busca pela aquisição de novos conhecimentos. Tendo como base os conceitos de diálogo e enunciado desenvolvidos em ensaios de autores pertencentes ao Círculo de Bakhtin, analisamos o discurso sobre o ensino de língua espanhola que emerge em um espaço pouco convencional para o ensino de idiomas, uma rede social, procurando detalhar aspectos do diálogo estabelecido entre o perfil da professora e os enfoques sobre o ensino de língua estrangeira. Ademais, verificamos questões relacionadas à imagem do “estudante” brasileiro de língua espanhola presente na rede. Constatamos que os enunciados da professora dialogam majoritariamente com o método gramática e tradução e veiculam uma representação dos seguidores com pouca autonomia e capacidade, pois não há espaço para o pensamento crítico diante das questões linguísticas e culturais apresentadas.

Referências

ALONSO, Ecina. ¿Cómo ser profesor/a y querer seguir siéndolo?. 1.ed. Madrid: Editora Edelsa, 1994.

BAKHTIN, Mikhail. O texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas. In: BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016. p. 29-106.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Editora Parábola, 2009.

MARCHEZAN, Renata Coelho. Diálogo. In: BRAIT, Beth. (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Editora Contexto, 2006. p. 116.

MENEZES, Vera Lucia de Oliveira e Paiva. Como se aprende uma língua estrangeira? In: ANASTÁCIO, Elza Braga Araújo.; MALHEIROS, Maria Rita Tavares Lima; FIGLIOLINI, Maria Clara Reis (orgs.). Tendências contemporâneas em Letras. Campo Grande: Editora da UNIDERP, 2005.

MURTA, Cláudia Rodrigues; SOUZA, Valeska Virgínia Soares. Letramento digital: redes sociais como fonte de (des)informação. In: AREIAS, Geovana Barbosa.; MAISSIAT, Juliana; RODRIGUES, Valéria Martins. (org.). Letramento digital: estado da arte. Curitiba: Editora CRV, 2021. v. 2, p. 121-138.

VIGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente: o desenvolvimento social da mente. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

Downloads

Publicado

15-09-2024

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.