Humor e subjetividade nas estratégias formais de Dom Casmurro e La Coscienza di Zeno
Mots-clés :
Humor, Subjetividade, Machado de Assis, Italo SvevoRésumé
O artigo objetiva comparar as estratégias formais mobilizadas em dois romances, La Coscienza di Zeno e Dom Casmurro, de modo a perceber como, em Svevo e em Machado, o problema da subjetividade fraturada implica procedimentos narrativos similares, sem descurar de suas diferenças. Discutindo as principais contribuições da fortuna crítica machadiana e sveviana, principalmente a partir do diálogo com o trabalho de Tomasello (2001), nosso estudo visa apreciar analiticamente a presença do humor como chave de leitura das subjetividades narrativas, sobretudo à luz das formulações de Pirandello (1908), para quem o humor implica a fragmentação formal e o que chama de senso do contrário. Partimos, ainda, das formulações de Andrade (2007) sobre as relações entre subjetividade, fragmentação e forma literária. Buscamos com isso lançar uma nova apreciação crítica sobre as duas obras, aproximando analiticamente dois romances que raramente são comparados.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).