Diálogos entre a BNCC e o Enem: impactos no novo documento curricular na abordagem da Língua Portuguesa
Parole chiave:
Linguística, Discente, TextoAbstract
O presente artigo propõe uma discussão acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A BNCC é um documento pelo qual se devem orientar os currículos dos sistemas e redes de ensino em todo o Brasil. O artigo visa a analisar as relações entre o currículo estabelecido pela BNCC do Ensino Médio para Língua Portuguesa e a abordagem dada a essa disciplina pelo ENEM no que tange aos eixos dos conhecimentos linguísticos e da leitura, respaldando-se, para tal, nos estudos de Luna e Marcuschi (2017), de Geraldi (2016) e de Saviani (2016). Tomamos como elemento de análise, as provas da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, das edições de 2018, de 2019 e de 2020 do ENEM. Os resultados indicam que a prova do ENEM contém certo desequilíbrio na distribuição de conteúdo nas questões da área de Linguagens, em que a Língua Portuguesa e o eixo da leitura são os mais recorrentes no exame. No entanto, a maioria das questões que exploram o eixo da leitura, focam principalmente em estratégias cognitivas de compreensão, especialmente a inferência global, não abordando de forma adequada a apreciação crítica dos discursos, como defendido pela BNCC. No âmbito dos conhecimentos linguísticos, predominam tópicos como variação linguística e funções da linguagem, conteúdo que não é indicado na BNCC. Verificamos, portanto, incongruências entre o documento e o exame, o que pode dificultar a apropriação de ambos pelos docentes de Língua Portuguesa.
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