Silêncios em O Cortiço: estudo comparatista entre o romance e o filme
DOI:
https://doi.org/10.51359/1984-7408.2025.264065Parole chiave:
silêncios; O Cortiço; Aluísio Azevedo; Francisco Ramalho Júnior.Abstract
Este artigo visa realizar um estudo comparatista entre o romance O Cortiço (1890), do autor maranhense Aluísio Azevedo, e o filme (1978), com a mesma denominação, dirigido por Francisco Ramalho Júnior, buscando refletir sobre diferentes ocorrências de silêncio enquanto matéria significativa nas duas produções artísticas. O objetivo central consiste em detectar construções de silêncio e realizar a tarefa de conferir sentidos a esses silêncios. Para dinamizar o processo de análise, este estudo parte de algumas concepções de silêncio levantadas por diversos estudiosos do assunto. Entre eles, encontram-se Eni P. Orlandi (2007) e Luzia A. Berloffa Tofalini (2020). Esperamos aprofundar conhecimentos relacionados à literatura e sua ligação com outras espécies artísticas.
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