Mapeamento de pesquisas sobre propostas de criação e uso de aplicativos móveis no ensino de Língua Portuguesa
Palavras-chave:
Aplicativos, Língua Portuguesa, Ensino, Celulares, Revisão de LiteraturaResumo
Esta é uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, que tem como objetivo mapear publicações acadêmicas que apresentam propostas de criação e também relatos de experiências de uso de aplicativos no ensino de Língua Portuguesa no Brasil. A partir do mapeamento, tenta-se identificar se existe uma relação entre as propostas e as experiências no ensino, bem como mostrar um panorama desses aplicativos. Os aplicativos propostos citados foram: Brincando com Palavras, Grapphia, JOE (Jogo Ortográfico Educacional), Meu Texto, NaPontaDaLingua, Ortografando, OrtograFixe, Portal, Portuga, PortuGame, Semáforo verbal, SoletrandoMob e Super-hífen. A maioria deles é voltada para o ensino da ortografia, principalmente o Novo Acordo Ortográfico. O WhatsApp é o aplicativo mais usado e as experiências apontam que ele tem potencial para trabalhar com diversos gêneros textuais digitais, com diversos tipos de linguagem e pode promover o multiletramento. O uso de aplicativos em sala de aula é uma alternativa viável, tem potencial para modernizar as práticas didáticas, mas também é um grande desafio para o professor. Esta pesquisa é uma oportunidade para que os professores de Língua Portuguesa conheçam as opções de aplicativos que eles podem utilizar para reinventar suas práticas pedagógicas.
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