Mapeamento de pesquisas sobre propostas de criação e uso de aplicativos móveis no ensino de Língua Portuguesa

Autores

Palavras-chave:

Aplicativos, Língua Portuguesa, Ensino, Celulares, Revisão de Literatura

Resumo

Esta é uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, que tem como objetivo mapear publicações acadêmicas que apresentam propostas de criação e também relatos de experiências de uso de aplicativos no ensino de Língua Portuguesa no Brasil. A partir do mapeamento, tenta-se identificar se existe uma relação entre as propostas e as experiências no ensino, bem como mostrar um panorama desses aplicativos. Os aplicativos propostos citados foram: Brincando com Palavras, Grapphia, JOE (Jogo Ortográfico Educacional), Meu Texto, NaPontaDaLingua, Ortografando, OrtograFixe, Portal, Portuga, PortuGame, Semáforo verbal, SoletrandoMob e Super-hífen. A maioria deles é voltada para o ensino da ortografia, principalmente o Novo Acordo Ortográfico. O WhatsApp é o aplicativo mais usado e as experiências apontam que ele tem potencial para trabalhar com diversos gêneros textuais digitais, com diversos tipos de linguagem e pode promover o multiletramento. O uso de aplicativos em sala de aula é uma alternativa viável, tem potencial para modernizar as práticas didáticas, mas também é um grande desafio para o professor. Esta pesquisa é uma oportunidade para que os professores de Língua Portuguesa conheçam as opções de aplicativos que eles podem utilizar para reinventar suas práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Sinay Santos Silva de Araujo, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Mestre em Ciência da Informação (UFMG). Bacharelado em Biblioteconomia (UFMG). Graduada em Letras – Língua Portuguesa (Universidade Estácio de Sá).

Referências

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10-05-2024 — Atualizado em 11-05-2024

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