Semântica do acontecimento e agenciamento enunciativo: um exercício de análise

Nathan Bastos de Souza

Resumo


Pautando-nos na Semântica do acontecimento de Eduardo Guimarães, especialmente nos conceitos de acontecimento, agenciamento do sujeito, reescrituração e articulação, estudamos os sentidos de uma matéria de jornal sobre o último disco de Mercedes Sosa. Na análise discute-se que o Locutor assina o texto como um locutor x que ocupa um espaço de crítico, mas não independentemente, é um crítico brasileiro que escreve em um jornal que circula no Brasil. Assim, seu dizer é constituído por uma contradição: enuncia seu projeto de não ufanismo, enfatizando elogiosamente a participação de cantores brasileiros e avalia negativamente o trabalho de cantores estrangeiros.


Texto completo:

PDF

Referências


BENVENISTE, Émile. Os níveis de análise linguística. In. BENVENISTE, É. Problemas de linguística geral I. Campinas: Pontes Editores, 2005.

GUIMARÃES, Eduardo. A enumeração: funcionamento enunciativo e sentido. In. Cad.Est.Ling., Campinas, 51(1): 49-68, Jan./Jun. 2009.

GUIMARÃES, Eduardo. Domínio semântico de enunciação. In. GUIMARÃES, E. A palavra. Forma e sentido. Campinas: Pontes, 2007.

GUIMARÃES, Eduardo Semântica do acontecimento: um estudo enunciativo da designação. Campinas: Pontes, 2002.

GUIMARÃES, Eduardo Análise de textos – procedimentos, análises, ensino. Campinas: Editoras RG, 2011.

GUIMARÃES, Eduardo Semântica da enunciação e textualidade. In. SCHREIBER DA SILVA, S.M. MACHADO, C.P. Estudos dos sentidos na semântica e no discurso. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

SCHREIBER DA SILVA, Soeli M. MACHADO, Carolina P. Semântica do acontecimento: princípios teóricos, metodológicos e análises. In. BARONAS, R.L. Estudos discursivos à brasileira: uma introdução. Campinas: Pontes, 2016.






Revista Investigações - Linguística e Teoria Literária. Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco.

ISSN Edição Digital 2175-294X - ISSN Edições Impressas 0104-1320

www.ufpe.br/pgletras - www.pgletras.com.br 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.