Semântica do acontecimento e agenciamento enunciativo: um exercício de análise
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2019.240676Palavras-chave:
semântica do acontecimento, agenciamento enunciativo, Mercedes Sosa.Resumo
Pautando-nos na Semântica do acontecimento de Eduardo Guimarães, especialmente nos conceitos de acontecimento, agenciamento do sujeito, reescrituração e articulação, estudamos os sentidos de uma matéria de jornal sobre o último disco de Mercedes Sosa. Na análise discute-se que o Locutor assina o texto como um locutor x que ocupa um espaço de crítico, mas não independentemente, é um crítico brasileiro que escreve em um jornal que circula no Brasil. Assim, seu dizer é constituído por uma contradição: enuncia seu projeto de não ufanismo, enfatizando elogiosamente a participação de cantores brasileiros e avalia negativamente o trabalho de cantores estrangeiros.
Referências
BENVENISTE, Émile. Os níveis de análise linguística. In. BENVENISTE, É. Problemas de linguística geral I. Campinas: Pontes Editores, 2005.
GUIMARÃES, Eduardo. A enumeração: funcionamento enunciativo e sentido. In. Cad.Est.Ling., Campinas, 51(1): 49-68, Jan./Jun. 2009.
GUIMARÃES, Eduardo. Domínio semântico de enunciação. In. GUIMARÃES, E. A palavra. Forma e sentido. Campinas: Pontes, 2007.
GUIMARÃES, Eduardo Semântica do acontecimento: um estudo enunciativo da designação. Campinas: Pontes, 2002.
GUIMARÃES, Eduardo Análise de textos – procedimentos, análises, ensino. Campinas: Editoras RG, 2011.
GUIMARÃES, Eduardo Semântica da enunciação e textualidade. In. SCHREIBER DA SILVA, S.M. MACHADO, C.P. Estudos dos sentidos na semântica e no discurso. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.
SCHREIBER DA SILVA, Soeli M. MACHADO, Carolina P. Semântica do acontecimento: princípios teóricos, metodológicos e análises. In. BARONAS, R.L. Estudos discursivos à brasileira: uma introdução. Campinas: Pontes, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Nathan Bastos de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.