O político nas relações de sentido: uma análise semântica do termo professor na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394/96
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2020.241739Palavras-chave:
semântica do acontecimento, sentido, professor, político.Resumo
Este trabalho apresenta uma análise dos sentidos do termo professor em excertos selecionados da primeira edição da LDB Nº 9.394/96. Para tanto, partimos dos pressupostos da Semântica do Acontecimento, teoria semântica enunciativa que considera que a constituição do sentido se dá na enunciação em uma relação do sujeito com a língua, sendo esta relação uma prática política, pois instaura o conflito no centro do dizer. Nosso objetivo é analisar como se configura o político nos sentidos de professor, partindo da hipótese de que há um embate entre sentidos de prestigio e de desvalorização. Os resultados obtidos covalidam nossa hipótese.Referências
BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral. Tradução de Maria da Glória Novak e Luiza Neri. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, v8, 1976.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei nº 12.014/2009, de 06 de agosto de 2009. Altera o art. 61 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, com a finalidade de discriminar as categorias de trabalhadores que se devem considerar profissionais da educação. Brasília: MEC, 2009.
GUIMARÃES, E. Semântica do Acontecimento. Campinas-SP: Pontes. 2002.
GUIMARÃES, E. A palavra: Forma e Sentido. Pontes. Campinas, 2007.
GUIMARÃES, E. A enumeração: funcionamento enunciativo e sentido. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 51, n. 1, p. 49-68, 2009.
GUIMARÃES, E. Análise de texto: procedimentos, análises, ensino. Campinas, SP: Editora RG, 2011.
GUIMARÃES, E. Semântica: enunciação e sentido. Campinas-SP: Pontes, 2018.
CONCLI, Raphael. Após 20 anos, LDB não trouxe avanço pleno para educação no Brasil. In: Jornal da USP. 31/01/2017. Disponível em: . Acesso em: 20 de jun. 2019.
LAGAZZI, S. O recorte significante na memória. Apresentação no III SEAD –Seminário de Estudos em Análise do Discurso, UFRGS, Porto Alegre, 2007. In: O Discurso na Contemporaneidade. Materialidades e Fronteiras. INDURSKY, F.,FERREIRA, M. C. L. & MITTMANN, S. (orgs.). São Carlos, Claraluz, 2009.
ORLANDI, Eni P. Língua e conhecimento linguístico: para uma história das ideias no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Lívia Cristina de Souza Sigliani, Adilson Ventura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.