A paisagem sonora em O Pêndulo do Relógio, de Charles Kiefer
DOI :
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2020.245159Mots-clés :
música e literatura, paisagem sonora.Résumé
Este artigo objetiva analisar a paisagem sonora na novela O Pêndulo do Relógio, de Charles Kiefer, e evidenciar por meio de fragmentos do texto de que maneira ela interfere no desenvolvimento do enredo e nas ações dos personagens. A principal base teórica vem de Murray Schafer (2001), através dos pressupostos teóricos constantes em A Afinação do Mundo, estudo que contém o conceito de paisagem sonora, o qual provém da acústica e aqui é aplicado à análise de texto literário ficcional, recurso utilizado por Werlang (2011) quando estudou a obra de Erico Verissimo.Références
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulações. Editora Galilée, 1981.
DEBORTOLLI, Viviane Aparecida Pandolfo; WERLANG, Gérson Luís. A paisagem sonora como elemento constitutivo do conto “O Poncho”, de Charles Kiefer. In: Eixo Roda, Belo Horizonte, v. 29, n. 1, p. 255-274, 2020
FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Sagra Luzzato, 2001.
HOHLFELDT, Antônio. Trilogia da campanha: Ivan Pedro de Martins e o Rio Grande do Sul invisível / Antônio Hohlfeldt, Porto Alegre: IEL: EDIPUCRS, 1998.
KIEFER, Charles. O pêndulo do relógio. 6. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1994.
KIEFER, Charles. Charles Kiefer discute sua obra e fala sobre o porquê de ter assumido a função de retratar o minifúndio alemão no RS. [Entrevista disponibilizada em 24/04/2013]. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/noticia/2013/05/charles-kiefer-discute-sua-obra-e-fala-sobre-o-porque-de-ter-assumido-a-funcao-de-retratar-o-minifundio-alemao-no-rs-4148409.html. Entrevista concedida a Fernando Gomes. Acesso em: 4 jul. 2018
SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo. 2. ed. São Paulo: UNESP, 2011.
STEVENSON, Robert Louis. Markheim. Tradução de Araújo Nabuco. In: Maravilhas do conto inglês. São Paulo: Cultrix, 1959.
TAVARES, Enéias Farias. A Crise Econômica de 30 no Brasil e nos EUA: Homens como Ratos na Prosa de Dyonélio Machado e John Steinbeck. Expressão – Revista do Centro de Artes e Letras. Santa Maria: UFSM (2), jul/dez, 2007.
VERISSIMO, Erico. O continente I. 31. ed. São Paulo: Globo, 1995.
WERLANG, Gérson Luís. A música na obra de Erico Verissimo: Polifonia, Humanismo e Crítica Social. Passo Fundo: Méritos, 2011.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Viviane Aparecida Pandolfo Debortolli, Gérson Luís Werlang 2020

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.