A paisagem sonora em O Pêndulo do Relógio, de Charles Kiefer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2020.245159

Palavras-chave:

música e literatura, paisagem sonora.

Resumo

Este artigo objetiva analisar a paisagem sonora na novela O Pêndulo do Relógio, de Charles Kiefer, e evidenciar por meio de fragmentos do texto de que maneira ela interfere no desenvolvimento do enredo e nas ações dos personagens. A principal base teórica vem de Murray Schafer (2001), através dos pressupostos teóricos constantes em A Afinação do Mundo, estudo que contém o conceito de paisagem sonora, o qual provém da acústica e aqui é aplicado à análise de texto literário ficcional, recurso utilizado por Werlang (2011) quando estudou a obra de Erico Verissimo.

Biografia do Autor

Viviane Aparecida Pandolfo Debortolli, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria - Pesquisa sobre paisagem sonora - Estudos Literários

Gérson Luís Werlang, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Departamento de de Música, da Pós-Graduação em Música e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM. Pesquisa as interações entre Música e Literatura. Polifonia Bahktiniana e Literatura Gótica e Fantástica.
Brasil

Bacharel em Música, Especialista em Educação Musical, Mestre em Música, Doutor em Letras, Pós-Doutor em Literatura Comparada

Referências

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Publicado

08-12-2020

Como Citar

Debortolli, V. A. P., & Werlang, G. L. (2020). A paisagem sonora em O Pêndulo do Relógio, de Charles Kiefer. Revista Investigações, 33(1). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2020.245159

Edição

Seção

Artigo - Literatura (seção livre)

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