Um desejo tão particular e todos os fantasmas na mesma sala

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.255852

Palavras-chave:

casa e memória, o livro em curso de se fazer, fantasias e fantasmas.

Resumo

Os últimos capítulos de Dom Casmurro são praticamente operações de encerramento: a solução encontrada para Capitu e o filho, instalados na Suiça; a morte da mãe e de José Dias; a visita e morte de Ezequiel; o capítulo final, declarando o resto do livro. Entre essas operações, uma pergunta tardia sobre a casa da infância, que afinal fora demolida, e a sua reconstrução numa cópia fiel. Este ensaio pretende analisar a figura da casa e da reprodução da casa em ligação com a natureza e o projecto do livro peculiar que Bento Santiago ali escreve.

Biografia do Autor

Abel Barros Baptista, Universidade Nova de Lisboa

Professor catedrático, do Departamento de Estudos Portugueses, da Universidade Nova de Lisboa. Literatura Brasileira, Teoria da Literatura, Ensino da Literatura na Universidade. 

Referências

ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. Org. e prefácio Adriano da Gama Kury. Rio de Janeiro/Belo Horizonte: Livraria Garnier, 1988.

GUIMARÃES, Hélio de Seixas. Helen Caldwell, Cecil Hemley e os julgamentos de Dom casmurro. Machado de Assis em Linha. São Paulo, v. 12, n. 27, p 113-141, 2019.

Downloads

Publicado

21-12-2022

Como Citar

Baptista, A. B. (2022). Um desejo tão particular e todos os fantasmas na mesma sala. Revista Investigações, 35(1). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.255852

Edição

Seção

Artigo - Linguística (seção livre)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.