Espero um ano inteiro até chegar fevereiro: representações do carnaval por três poetas pernambucanos
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2019.240768Palabras clave:
Manuel Bandeira, Carlos Pena Filho, Ascenso Ferreira, carnaval.Resumen
Se pretende, en este trabajo, abordar, comparativamente, aspectos relacionados al carnaval encontrados em La producción poética de tres grandes autores pernambucanos: Manuel Bandeira, Carlos Pena Filho y Ascenso Ferreira, presentando puntos de convergencia y divergência em La representación de referida fiesta popular, analizando los elementos y símbolos elegidos por ellos para darle vida al carnaval en sus poesías. Se nota que, de entre ellos, Bandeira es estudiado de manera profundizada y relevante, mientras que los otros dos autores, aunque teniendo obras enérgicas, son menos explorados académicamente. Lo mismo se percibe del carnaval, en cuanto temática em el campo de las letras y de la literatura,frecuéntemente considerado menos notable en esta área.Citas
ANDRADE, Mário de. O turista aprendiz. Brasília, DF: Iphan, 2015.
BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1993.
BANDEIRA, Manuel. Seleta de prosa. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1997.
CASCUDO, Luis da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999.
BASTOS, Otávio. Bloco, Troça ou Clube... saiba quem é quem no frevo pernambucano. 2017. (4m 27s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6A1sTkGSnaE>. Acesso em: 24/01/2019.
BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia: histórias de deuses e heróis. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.
CAVALCANTI, L. M. D.. O carnaval na poética de Manuel Bandeira. Darandina Revisteletrônica, v. 01, p. 01-15, 2009.
CHEVALIER, Jean. Diccionário de los símbolos. Barcelona: Editorial Herder, 1986.
CHEQUER, G. O Carnaval de Manuel Bandeira e a commedia dell’arte. Soletras. Universidade Estadual do Rio de Janeiro, n. 25, p. 32 – 48, jan – jun, 2013.
CORREYA, Juareiz. Ascenso, o nordeste em carne & osso. Recife: Bagaço, 2001.
DAMATTA, Roberto. Carnavais, Malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de janeiro, Zahar Editores, 1979
DIAS, J.C.T. Soneto do Desmantelo Azul: Um Incurso a Erosfera de Carlos Pena Filho. Revista Ártemis, v. 17, p. 121-128, 2014.
FERREIRA, Ascenso. Catimbó: cana caiana: xenhenhém. 5 ed. Recife: Nordestal, 2008.
MACHADO, A. M; PEGEUX, D. H. Da literatura comparada à teoria da literatura. Lisboa: Edições 70, 1988.
Monteiro, Luiz. Carlos. Musa fragmentada: a poética de Carlos Pena Filho. Dissertação (Mestrado em teoria da literatura). Centro de artes e comunicação, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, p. 99. 2005.
OLIVEIRA, J. L. Pequena história do carnaval carioca: de suas origens aos dias atuais. Encontros, n 18, p. 61-85, 2012.
PALMEIRA, J. D. Blocos Carnavalescos Mistos e as relações de gênero na folia das ruas do Recife na década de 1920. In: 18º Encontro Nacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre as Mulheres e as Relações de Gênero – REDOR. Anais... Recife, 2014, p. 3740 – 3756.
PENA FILHO, Carlos. Livro Geral. Recife: Editora Raiz, s.d.
QUEIROZ, A. O. Metade roubada ao mar, metade à imaginação: a cidade do Recife por Carlos Pena Filho. Rascunhos Culturais, v. 1, p. 15-28, 2011.
RAMOS, Joranaide. Alves. Ascenso Ferreira: um poeta-cantador da cultura pernambucana. Dissertação (Mestrado em Estudos literários). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, p. 110. 2013.
ROCHA, M. O. Residualidade literária na poética de Manuel Bandeira. Entrelaces, Universidade Federal do Ceará, n. 4, p. 126 - 141, set. 2014.
STEGAGNO-PICCHIO, Luciana. História da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997.
TROUSSON, Raymond. Temas e mitos – questões de método. Lisboa: Livros Horizonte, 1988.
VAINSENCHER, Semira Adler. Ascenso Ferreira. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php>. Acesso em: 18/01/2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Taciana Ferreira Soares

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.