Paul Thomas Anderson e a escritura: a operação da linguagem de There Will be Blood
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2023.257762Palabras clave:
escritura, linguagem, Paul Thomas AndersonResumen
O presente artigo pretende trabalhar com o conceito de escritura dentro do gênero do roteiro, especificamente com a operação da linguagem. Isso implica dizer que trataremos da forma como Paul Thomas Anderson, diretor e roteirista do longa-metragem, utiliza da linguagem para o desenvolvimento da narrativa e dos personagens de modo que não apenas possibilita a representação na tela, mas também, e especialmente, potencializa a forma da escritura do roteiro. O artigo busca compreender como a escritura e sua operação da linguagem possibilita o acontecimento no longa-metragem.
Citas
ANDERSON, Paul Thomas. There Will Be Blood. Final shooting script. Los Angeles, Paramount Vintage, 2007, 130p. Disponível em: https://www.hollywoodchicago.com/uploaded_images/therewillbeblood_script.pdf . Acesso em: 09 mar. 2023.
DELEUZE, Gilles. Gaguejou.... In: DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo, Editora 34, 2019. p. 122-129.
DERRIDA, Jacques. De la grammatologie. Paris, Les Éditions de Minuit, 1967.
DERRIDA, Jacques. Signature événement contexte. In: DERRIDA, Jacques. Marges de la philosophie. Paris, Éditions de Minuit, 1972. p. 365-390.
RABELO, Thiago da Silva; BORGES, Rosana Maria Ribeiro. Sobre corpos isolados na imagem: a mise en scène em Sangue negro, de Paul Thomas Anderson. Intexto, Porto Alegre, n. 50, p. 178-198, set./dez., 2020. Disponível em: < Sobre corpos isolados na imagem: a mise en scène em Sangue negro, de Paul Thomas Anderson | Intexto (ufrgs.br)> Acesso em: 07 mar. 2023
STAM, Robert. A Questão da Linguagem Cinematográfica. In: STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Tradução: Fernando Mascarello. Campinas, Papirus, 5.ed., 2013. p. 127-138.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Lucca Marthius Reginatto Lobato

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.