Hermetismo e enigma em Fragmentos de un diario (1960-1962), de Alejandra Pizarnik
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.254029Parole chiave:
hermetismo, diários, Alejandra Pizarnik, Adorno.Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar parte dos diários da autora argentina AlejandraPizarnik (1936-1972), intituladoFragmentos de undiario (1960-1962) e publicado integralmente na revista colombiana Mito, número 39-40, em 1962. Nos atentaremos ao uso da subjetividade poética, ao hermetismo e ao caráter enigmático da estética e do projeto literário fragmentado de Pizarnik. Para tanto, temos como base os estudos críticos-teóricos da Teoria Estética de Theodor Adorno, orientando nossa atenção para o conceito de enigma e sua relação com a defesa do hermetismo.Riferimenti bibliografici
ADORNO, Theodor W. Teoria estética. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1982.
ADORNO, Theodor W. Palestra sobre lírica e sociedade. In: Notas de literatura1. Tradução e apresentação Jorge M. B. de Almeida. São Paulo: Duas Cidades, Ed. 34, 2003.
BECCIU, Ana. Introducción. In: PIZARNIK, Alejandra. Diarios. Edição a cargo de AnaBecciu. Barcelona: Lumen, 2016b. p. 7-11.
CACHOPO, João Pedro. Verdade e Enigma- Ensaio sobre o pensamento estético de Adorno. Lisboa: Edições Vendaval, 2013.
FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna:da metade do século XIX a meados do século XX. Tradução de Marise M. Curioni. São Paulo: Duas Cidades, 1978.
GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos:sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Tradução Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
GIORDANO, Alberto. A senha dos solitários:diários de escritores. Tradução Rafael Gutiérrez. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens, 2016.
GOLDSTEIN, Norma. Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2005.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico:de Rosseau à internet. Tradução Jovita Maria Gerheim Noronha, Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
PINHO, Kátia Rose Oliveira de. Uma ponte sob a morada do ser:proposta de leitura heideggeriana de Árbol de Diana de AlejandraPizarnik. 2002. 81f. Dissertação (Mestrado em Teoria da Literatura). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
PIZARNIK, Alejandra. Diarios. Edição a cargo de Ana Becciu. Barcelona: Lumen, 2016.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Erlândia Ribeiro da Silva, Sara Lovatti Mancini

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.