Hermetismo e enigma em Fragmentos de un diario (1960-1962), de Alejandra Pizarnik
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.254029Palavras-chave:
hermetismo, diários, Alejandra Pizarnik, Adorno.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar parte dos diários da autora argentina AlejandraPizarnik (1936-1972), intituladoFragmentos de undiario (1960-1962) e publicado integralmente na revista colombiana Mito, número 39-40, em 1962. Nos atentaremos ao uso da subjetividade poética, ao hermetismo e ao caráter enigmático da estética e do projeto literário fragmentado de Pizarnik. Para tanto, temos como base os estudos críticos-teóricos da Teoria Estética de Theodor Adorno, orientando nossa atenção para o conceito de enigma e sua relação com a defesa do hermetismo.Referências
ADORNO, Theodor W. Teoria estética. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1982.
ADORNO, Theodor W. Palestra sobre lírica e sociedade. In: Notas de literatura1. Tradução e apresentação Jorge M. B. de Almeida. São Paulo: Duas Cidades, Ed. 34, 2003.
BECCIU, Ana. Introducción. In: PIZARNIK, Alejandra. Diarios. Edição a cargo de AnaBecciu. Barcelona: Lumen, 2016b. p. 7-11.
CACHOPO, João Pedro. Verdade e Enigma- Ensaio sobre o pensamento estético de Adorno. Lisboa: Edições Vendaval, 2013.
FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna:da metade do século XIX a meados do século XX. Tradução de Marise M. Curioni. São Paulo: Duas Cidades, 1978.
GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos:sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Tradução Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
GIORDANO, Alberto. A senha dos solitários:diários de escritores. Tradução Rafael Gutiérrez. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens, 2016.
GOLDSTEIN, Norma. Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2005.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico:de Rosseau à internet. Tradução Jovita Maria Gerheim Noronha, Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
PINHO, Kátia Rose Oliveira de. Uma ponte sob a morada do ser:proposta de leitura heideggeriana de Árbol de Diana de AlejandraPizarnik. 2002. 81f. Dissertação (Mestrado em Teoria da Literatura). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
PIZARNIK, Alejandra. Diarios. Edição a cargo de Ana Becciu. Barcelona: Lumen, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Erlândia Ribeiro da Silva, Sara Lovatti Mancini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.