Ponto de Partida: alimentando diálogos, reflexões e intervenções educativas no Alto do Moura, acerca das diversidades, na perspectiva da diferença e da interseccionalidade.

Auteurs-es

  • Maria do Carmo Gonçalo Santos UFPE- CAA
  • Everaldo Fernandes da Silva UFPE-CAA

DOI :

https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n15.p223-239

Mots-clés :

Diferenças, interseccionalidade, educação

Résumé

Este artigo, fruto de um trabalho educativo do grupo “Ponto de Partida”, desenvolvido na Comunidade do Alto do Moura, em Caruaru-PE, trata dos diálogos, reflexões e intervenções acerca das diferenças. Situamos a diferença enquanto rede de relações para o enfrentamento das desigualdades, que se configuram a partir de estruturas de poder interseccionais, que envolvem gênero, classe, raça, geração e religião. O texto apresenta o desenvolvimento de um trabalho de extensão que articula sujeitos, espaços formativos e saberes. Enquanto metodologia de trabalho utilizamos as rodas de diálogo e as narrativas autobiográficas, como possibilitadoras de socialização, autorreflexão e (re)construções identitárias. A relação entre professores, professoras e estudantes da UFPE-CAA e moradoras, moradores do Alto do Moura, a partir desse trabalho educativo sinaliza para desconstrução de preconceitos.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria do Carmo Gonçalo Santos, UFPE- CAA

Doutora em Educação pelo Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica, UFPE.  Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Profissionalização Docente - UFPE/CNPQ. Membro da equipe do projeto de extensão Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste. Professora Adjunta na UFPE, Centro Acadêmico do Agreste (CAA), Caruaru, Pernambuco, Brasil.

E-mail: maria.cgsantos@ufpe.br

Everaldo Fernandes da Silva, UFPE-CAA

Graduado em Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife (1985); Mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1988); Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é Professor Adjunto do Núcleo de Formação Docente e do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, ambos da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste. É Co-Editor da Revista Interritórios (UFPE). Tem experiência na área de Teologia, Filosofia, Ciências da Religião e Educação Popular, Fundamentos da Educação e atua ainda em grupos comunitários e interreligiosos.

Références

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Publié-e

2022-01-07

Comment citer

Santos, M. do C. G., & Silva, E. F. da. (2022). Ponto de Partida: alimentando diálogos, reflexões e intervenções educativas no Alto do Moura, acerca das diversidades, na perspectiva da diferença e da interseccionalidade. Revista Debates Insubmissos, 4(15), 223–239. https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n15.p223-239

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - LUTAS, RESISTÊNCIAS E SABERES POPULARES: A EDUCAÇÃO É O CAMINHO PARA A EMANCIPAÇÃO

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