Ponto de Partida: alimentando diálogos, reflexões e intervenções educativas no Alto do Moura, acerca das diversidades, na perspectiva da diferença e da interseccionalidade.
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n15.p223-239Schlagworte:
Diferenças, interseccionalidade, educaçãoAbstract
Este artigo, fruto de um trabalho educativo do grupo “Ponto de Partida”, desenvolvido na Comunidade do Alto do Moura, em Caruaru-PE, trata dos diálogos, reflexões e intervenções acerca das diferenças. Situamos a diferença enquanto rede de relações para o enfrentamento das desigualdades, que se configuram a partir de estruturas de poder interseccionais, que envolvem gênero, classe, raça, geração e religião. O texto apresenta o desenvolvimento de um trabalho de extensão que articula sujeitos, espaços formativos e saberes. Enquanto metodologia de trabalho utilizamos as rodas de diálogo e as narrativas autobiográficas, como possibilitadoras de socialização, autorreflexão e (re)construções identitárias. A relação entre professores, professoras e estudantes da UFPE-CAA e moradoras, moradores do Alto do Moura, a partir desse trabalho educativo sinaliza para desconstrução de preconceitos.
Literaturhinweise
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