O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O PENSAMENTO PÓS-COLONIAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Hélio José Santos Maia Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas, Programa de Pós-Graduação em Educação na Modalidade Profissional. https://orcid.org/0000-0002-8162-1137
  • Flávia Motta Santos Duarte Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação na Modalidade Profissional.

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n24.p61-80

Palavras-chave:

currículo, abordagem pós-colonial, ensino e aprendizagem.

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre currículo e abordagem pós-colonial. O objetivo do estudo é analisar como a pesquisa nesse campo tem tratado a temática. A metodologia utilizada foi uma investigação documental na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) em um período de cinco anos, no qual foram identificados oito trabalhos. O principal resultado obtido é que todas as abordagens analisadas buscam valorizar a diversidade cultural e incorporar as perspectivas dos alunos e suas culturas no processo de ensino e aprendizagem. Em síntese, o artigo destaca a importância da abordagem pós-colonial no currículo educacional e aponta para a necessidade de se repensar a educação a partir de uma perspectiva mais inclusiva e diversa.

Biografia do Autor

Hélio José Santos Maia, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas, Programa de Pós-Graduação em Educação na Modalidade Profissional.

Doutor em Educação, Mestre em Ensino de Ciência pela Universidade de Brasília, graduado em Ciências Biológicas para Universidade Federal da Bahia, é docente do curso de graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Modalidade Profissional da Faculdade de Educação da Universidde de Brasília.

Flávia Motta Santos Duarte, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação na Modalidade Profissional.

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Modalidade Profissional da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, graduada em Letras e em Pedagogia, docente da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

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Publicado

2024-05-16

Como Citar

Maia, H. J. S., & Duarte, F. M. S. (2024). O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O PENSAMENTO PÓS-COLONIAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Debates Insubmissos, 7(24), 61–80. https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n24.p61-80

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