DIFICULDADES E LIMITAÇÕES DE ENSINO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXOS DA EDUCAÇÃO URBANA; ABAETETUBA-PA
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2018.v1.n3.p119-140Palavras-chave:
Educação do Campo, Ausência de Didáticas, Educação Urbana, Abaetetuba-PAResumo
Esse artigo é resultado de uma pesquisa realizada na Escola Prof. Basílio de Carvalho, localizada no centro comercial no município de Abaetetuba-PA. Tendo como objetivo identificar as principais dificuldades que interferem para a produção de um ensino que busque atender o aluno do campo. A Metodologia utilizada foi um Estudo de Caso, a partir de uma abordagem qualitativa, apoiando-se em pesquisa bibliográfica, questionários e roteiro semiestruturado. São usados vários elementos para justificar a ausência de didáticas voltadas a Educação do Campo. Contudo, o ensino na escola citada passa refletir justamente o currículo da educação urbana, colocando em plena marginalização educacional/social os alunos residentes do campo, os quais participam ativamente de aulas baseadas em concepções pautadas a realidade da cidade. Tornando-se uma prática de via dupla de conhecimentos e pressões ideológicas a todo momento.
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