DIFICULDADES E LIMITAÇÕES DE ENSINO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXOS DA EDUCAÇÃO URBANA; ABAETETUBA-PA

Autores

  • Rafael de Jesus Correa Quaresma Universidade Federal do Pará
  • GRACILENE FERREIRA PANTOJA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Yvens Ely Martins Cordeiro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2018.v1.n3.p119-140

Palavras-chave:

Educação do Campo, Ausência de Didáticas, Educação Urbana, Abaetetuba-PA

Resumo

Esse artigo é resultado de uma pesquisa realizada na Escola Prof. Basílio de Carvalho, localizada no centro comercial no município de Abaetetuba-PA. Tendo como objetivo identificar as principais dificuldades que interferem para a produção de um ensino que busque atender o aluno do campo. A Metodologia utilizada foi um Estudo de Caso, a partir de uma abordagem qualitativa, apoiando-se em pesquisa bibliográfica, questionários e roteiro semiestruturado. São usados vários elementos para justificar a ausência de didáticas voltadas a Educação do Campo. Contudo, o ensino na escola citada passa refletir justamente o currículo da educação urbana, colocando em plena marginalização educacional/social os alunos residentes do campo, os quais participam ativamente de aulas baseadas em concepções pautadas a realidade da cidade. Tornando-se uma prática de via dupla de conhecimentos e pressões ideológicas a todo momento.  

Biografia do Autor

Rafael de Jesus Correa Quaresma, Universidade Federal do Pará

Graduação em licenciatura em Educação do Campo - Ênfase em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Abaetetuba (2018). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Memória Formação Docente e Tecnologia (GEPEMe). Mestrando do Programa de Pós Graduação em Cidades, Territorios e Identidades (PPGCITI-UFPA).

GRACILENE FERREIRA PANTOJA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Graduação em Educação do Campo com ênfase em Ciências Naturais - Licenciatura - pela Universidade Federal do Pará (2018), Campus Universitário de Abaetetuba. Integra ao Grupo de Estudos da Biodiversidade e Sustentabilidade na Amazônia Tocantina e no Grupo de Estudos sobre Agricultura Familiar e Educação do Campo. Mestrando do programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades -PPGCITI -UFPA

Yvens Ely Martins Cordeiro, Universidade Federal do Pará

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003), mestrado em Ciências Agrárias, pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2007) e Doutorado em Ciências Agrárias, (2011), pelo Convênio UFRA / EMBRAPA. Atualmente é Professor Adjunto II, da Universidade Federal do Pará, atuando principalmente na pesquisa, ensino e extensão na área da educação no campo, especificamente com temas relacionados a etnobiodiversidade e as práticas agroecologias na agricultura familiar.

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Publicado

2019-01-08

Como Citar

Quaresma, R. de J. C., PANTOJA, G. F., & Cordeiro, Y. E. M. (2019). DIFICULDADES E LIMITAÇÕES DE ENSINO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXOS DA EDUCAÇÃO URBANA; ABAETETUBA-PA. Revista Debates Insubmissos, 1(3), 119–140. https://doi.org/10.32359/debin2018.v1.n3.p119-140

Edição

Seção

Dossiê

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