O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O PENSAMENTO PÓS-COLONIAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI :
https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n24.p61-80Mots-clés :
currículo, abordagem pós-colonial, ensino e aprendizagem.Résumé
Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre currículo e abordagem pós-colonial. O objetivo do estudo é analisar como a pesquisa nesse campo tem tratado a temática. A metodologia utilizada foi uma investigação documental na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) em um período de cinco anos, no qual foram identificados oito trabalhos. O principal resultado obtido é que todas as abordagens analisadas buscam valorizar a diversidade cultural e incorporar as perspectivas dos alunos e suas culturas no processo de ensino e aprendizagem. Em síntese, o artigo destaca a importância da abordagem pós-colonial no currículo educacional e aponta para a necessidade de se repensar a educação a partir de uma perspectiva mais inclusiva e diversa.
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