A AÇÃO DOCENTE E A IDENTIDADE REGIONAL DE ESTUDANTES DA EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n13.p164-183

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Ação docente, Identidade Regional, Psicologia Sócio-Histórica

Resumo

As escolas de Educação Básica que trabalham com a modalidade de ensino denominada Educação de Jovens e Adultos (EJA), muitas vezes, têm dificuldade em elaborar propostas pedagógicas baseadas nos pressupostos da educação popular e de adequar o ensino às características específicas da população que frequenta essa modalidade de ensino. Diante disso, este artigo tem como objetivo apresentar e analisar o relato de uma professora que atua nos anos finais da EJA sobre uma proposta de ação docente pautada no diálogo, na tradição oral, no folclore e no resgate da identidade regional dos estudantes. O referencial teórico ancora-se nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Sócio-Histórica. Os resultados apontaram que a prática pedagógica dessa docente ancora-se nos pressupostos da educação popular.

Biografia do Autor

Ana Lucia Madsen Gomboeff, PUC SP

Doutoranda em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação: Formação de Formadores pela PUC-SP. Pedagoga e formada em Letras. Pesquisadora no Grupo de pesquisa: Rede de estudos e pesquisas de desenvolvimento profissional docente - Reped da PUC-SP, coordenado pela Profa. Dra. Marli André. Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

Maria Emiliana Lima Penteado, PUC SP

Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUC-SP). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Atividade Docente e Subjetividade (GADS), coordenado pela Profa, Dra. Wanda Maria Junqueira Aguiar. Coordenadora Pedagógica na Rede de Ensino Municipal de São Paulo.

Patrícia da Silva Santos, Rede Municipal de Ensino de São Paulo

Mestre em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC (2016). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo (2011), Pedagoga pela UNINOVE (2019). Coordenadora pedagógica na rede pública municipal de ensino da cidade de São Paulo.

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Publicado

2021-09-10

Como Citar

Gomboeff, A. L. M., Penteado, M. E. L., & Santos, P. da S. (2021). A AÇÃO DOCENTE E A IDENTIDADE REGIONAL DE ESTUDANTES DA EJA. Revista Debates Insubmissos, 4(13), 164–183. https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n13.p164-183

Edição

Seção

Dossiê Educação Popular e Saberes Tradicionais em diferentes territorialidades

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