A AÇÃO DOCENTE E A IDENTIDADE REGIONAL DE ESTUDANTES DA EJA
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n13.p164-183Palabras clave:
Educação de Jovens e Adultos, Ação docente, Identidade Regional, Psicologia Sócio-HistóricaResumen
As escolas de Educação Básica que trabalham com a modalidade de ensino denominada Educação de Jovens e Adultos (EJA), muitas vezes, têm dificuldade em elaborar propostas pedagógicas baseadas nos pressupostos da educação popular e de adequar o ensino às características específicas da população que frequenta essa modalidade de ensino. Diante disso, este artigo tem como objetivo apresentar e analisar o relato de uma professora que atua nos anos finais da EJA sobre uma proposta de ação docente pautada no diálogo, na tradição oral, no folclore e no resgate da identidade regional dos estudantes. O referencial teórico ancora-se nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Sócio-Histórica. Os resultados apontaram que a prática pedagógica dessa docente ancora-se nos pressupostos da educação popular.
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