PESQUISA NARRATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CAMPUS DE EXPANSÃO NO INTERIOR DE SERGIPE COMO FIO DE REFLEXÃO

Authors

  • Assicleide Silva Brito Universidade Estadual de Feira de Santana. Departamento de Ciências Exatas. Curso de Licenciatura em Química.
  • Maria Luiza Araújo Gastal Universidade de Brasília. Instituto de Biologia

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n18.p171-191

Keywords:

pesquisa narrativa, método biográfico, formação de professores, expansão das universidades

Abstract

Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões de um grupo de professores sobre a importância do Campus de expansão da Universidade Federal de Sergipe no interior do estado, para ingresso na Educação Superior, continuidade da carreira acadêmica e compreensão da formação inicial. A pesquisa se desenvolveu no escopo da abordagem biográfica a partir dos trabalhos de Ferrarotti (2010), Josso (2010a), Delory-Momberger (2011 e 2012). Participaram cinco professores sergipanos. Partimos de uma compreensão hermenêutica para interpretação das narrativas. Durante a interpretação das narrativas compreendemos que o processo de interiorização das Universidades diminui barreiras das desigualdades sociais com acesso ao Ensino Superior, promoção de políticas de permanência estudantil e possibilitou que um grupo de estudantes, hoje profissionais, de diferentes regiões do interior de Sergipe pudessem aprimorar a formação profissional.

Author Biographies

Assicleide Silva Brito, Universidade Estadual de Feira de Santana. Departamento de Ciências Exatas. Curso de Licenciatura em Química.

Professora Adjunta na Universidade Estadual de Feira de Santana no Curso de Licenciatura em Química (UEFS). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEduC) na Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIMA) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). É graduada em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Educação em Química, com ênfase em Formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Intervenções sociais; formação de professores de Química; Pesquisa narrativa; Identidade Docente; saber da experiência; Práticas no Contexto Escolar e Popularização da ciência.

Maria Luiza Araújo Gastal, Universidade de Brasília. Instituto de Biologia

Possui em Bacharelado em Ciências Biológicas - Ênfase em Zoologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), Licenciatura Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília (1997). Atualmente é pesquisador colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, ensino de biologia, história e filosofia da ciência no ensino de ciências e formação de professores de Ciências e de Biologia.

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UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Plano de Expansão 2005 - 2008. São Cristóvão: UFS, nov. 2004.

Published

2022-09-11

How to Cite

Brito, A. S., & Gastal, M. L. A. (2022). PESQUISA NARRATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CAMPUS DE EXPANSÃO NO INTERIOR DE SERGIPE COMO FIO DE REFLEXÃO. Revista Debates Insubmissos, 5(18), 171–191. https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n18.p171-191

Issue

Section

Dossiê- Alcances Autoformativos da Pesquisa (Auto)biográfica Para a Educação

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