A HISTÓRIA COMO ESPERANÇA: POR UMA HISTÓRIA LIBERTADORA INSPIRADA EM PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n22.p11-30Palavras-chave:
história libertadora, Paulo Freire, história esperança.Resumo
Inspirado a partir de algumas categorias e conceitos de Paulo Freire, este trabalho reflete sobre a produção de uma história libertadora, destinada não apenas à produção historiográfica e ao ensino das disciplinas históricas, mas também à nossa reflexão enquanto agentes diante de um momento histórico tão repleto de retrocessos. Alguns conceitos freireanos foram tensionados, visto que, ao autor, a dimensão humana só é realizável enquanto consciência histórica, sendo assim, a pedagogia de Paulo Freire sempre está conectada à história. “Dizer a sua palavra”, máxima da pedagogia do autor, implica em dizer a sua história, e significa assumir a condição de sujeito de transformação e, nesta condição, a história só pode operar como devenir, como potência de mudança. A consciência da condição de sujeito histórico permite, a este, historicizar o mundo, conceito que aproximamos da objetivação do mundo, proposta pelo autor. Freire preconizava que a consciência de si, partia do próprio corpo, e ao situar o “corpo molhado de história” nos possibilita pensar o corpo como primeiro lugar de acontecimento histórico, corpo historiado e oprimido que necessita ser libertado. Ao fim, uma circularidade: essa história libertadora se converte em uma história como esperança, visto que, ao criar a capacidade de transformação, liberta.
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