RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p107-133Palavras-chave:
Educação Infantil, Relações Étnico-Raciais, Formação Continuada.Resumo
Este trabalho objetivou analisar como a inserção das relações étnico-raciais na formação continuada pode contribuir para o trabalho no cotidiano da educação infantil. O estudo teve fins exploratórios com abordagem qualitativa, utilizou como métodos de procedimento as pesquisas bibliográfica e de campo e a análise de conteúdo. O texto fundamenta-se nas ideias e concepções de autores como Barbosa (1997), Esteves (2018), Gomes (2005), Gonçalves (2005), Lima (2008),Vygotsky (1998), ademais documentos oficiais Brasil (2004), Dcnei (2010), Rcnei (1998) entre outros .Constatou que a inserção das relações étnico-raciais na formação continuada é relevante para a educação infantil, uma vez que fornece informações, conhecimentos e experiências, para ressignificar saberes que resultem em práticas pedagógicas de respeito e inclusão. Conclui que educar, desde a infância, é parte da construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
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