A DESSEGREGAÇÃO RACIAL NOS EUA: UM RETORNO ÀS “REFLEXÕES SOBRE O LITTLE ROCK” DE HANNAH ARENDT
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n15.p258-268Palabras clave:
Dessegregação racial, Hannah Arendt, EUA, Little Rock.Resumen
O presente ensaio trata-se de um percurso sobre um texto da filósofa alemã, Hannah Arendt, intitulado de Reflexões sobre o Little Rock. Nele, Arendt reflete sobre o processo de dessegregação nos Estados Unidos da América, a partir da lei que permitiu o ingresso de crianças negras nas escolas secundárias, onde só era permitida a frequência de alunos de cor branca. Acreditando na necessidade de, primeiramente, acabar com a dessegregação a partir do autorização do casamento civil entre pessoas negras e brancas, a filósofa polemizou ao explicitar sua opinião sobre o que estava acontecendo nas escolas da pequena cidade de Little Rock. Tendo sido mal interpretada, a preocupação de Arendt estava fundada na criança e sua necessidade de proteção, para que o mundo não a destrua (e tampouco, a mesma destrua o mundo). A partir de sua crítica, nos deixou uma lição: a capacidade de amar o mundo não nos desautoriza da responsabilidade de cuidar, proteger e apresentar este mesmo mundo aos novos e aos jovens. E esta capacidade de amar nos coloca diante da experiência de assumirmos nossos próprios feitos e, politicamente, resolvermos os conflitos que afetam nossas relações enquanto homens.
Citas
ALMEIDA, Vanessa Sievers. Educação em Hannah Arendt: entre o mundo deserto e o amor ao mundo. São Paulo: Editora Cortez, 2011.
ARENDT, Hannah. A condição humana. Trad. Roberto Raposo. Revisão técnica: Adriano Correia. 11 edição. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2014.
ARENDT, Hannah. A crise na educação. In: Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. 7ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2013. p. 221-247.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. 7ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo: antisemitismo, imperialismo, totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
ARENDT, Hannah. Reflexões sobre o Little Rock. In: Responsabilidade e julgamento. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 160-281.
ARENDT, H. Responsabilidade e julgamento. Trad. Rosaura Eichenberg. Edição de Jerome Kohn. Revisão técnica de Bethânia Assy e André Duarte. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
BODZIAK JÚNIOR, Paulo Eduardo. O impacto do social na educação: Little Rock e o despertar para a responsabilidade em Hannah Arendt. In: CARVALHO, J. S. F.; CUSTÓDIO,
C. O. (Org.). Hannah Arendt: a crise na educação e o mundo moderno. São Paulo: Intermeios; FAPESP, 2017. cap. 4, p. 57-70.
CORREIA, Adriano. Hannah Arendt e a modernidade: política, economia e a disputa por uma fronteira. 1. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
GESSAT, Rachel. 1957: Os Nove de Little Rock, set. 2017. Disponível em:
<http://www.dw.com/pt-br/1957-os-nove-de-little-rock/a-263358>. Acesso em: 04 jun. 2018.
HAYDEN, Patrick. Hannah Arendt: conceitos fundamentais. Trad. José Maria Gomes de Souza Neto. Petrópolis: Editora Vozes, 2020.
MORAES, Eduardo Jardim. Preconceito e política, nov. 2017. Disponível em:
<http://anpof.org/portal/index.php/en/comunidade/coluna-anpof/1365-preconceito-e-politica>. Acesso em: 10 dez. 2018.
RUSSO, Renato. Índios. Guarulhos: EMI, 1986. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nM_gEzvhsM0&ab_channel=LegiaoUrbanaVEVO. Acesso em: 28/04/2019.
YOUNG-BRUEHL, Elizabeth. Hannah Arendt: por amor ao mundo. Rio de Janeiro: Relume- Dumará, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
