A DESSEGREGAÇÃO RACIAL NOS EUA: UM RETORNO ÀS “REFLEXÕES SOBRE O LITTLE ROCK” DE HANNAH ARENDT

Autores/as

  • Izaquiel Arruda Siqueira Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n15.p258-268

Palabras clave:

Dessegregação racial, Hannah Arendt, EUA, Little Rock.

Resumen

O presente ensaio trata-se de um percurso sobre um texto da filósofa alemã, Hannah Arendt, intitulado de Reflexões sobre o Little Rock. Nele, Arendt reflete sobre o processo de dessegregação nos Estados Unidos da América, a partir da lei que permitiu o ingresso de crianças negras nas escolas secundárias, onde só era permitida a frequência de alunos de cor branca. Acreditando na necessidade de, primeiramente, acabar com a dessegregação a partir do autorização do casamento civil entre pessoas negras e brancas, a filósofa polemizou ao explicitar sua opinião sobre o que estava acontecendo nas escolas da pequena cidade de Little Rock. Tendo sido mal interpretada, a preocupação de Arendt estava fundada na criança e sua necessidade de proteção, para que o mundo não a destrua (e tampouco, a mesma destrua o mundo). A partir de sua crítica, nos deixou uma lição: a capacidade de amar o mundo não nos desautoriza da responsabilidade de cuidar, proteger e apresentar este mesmo mundo aos novos e aos jovens. E esta capacidade de amar nos coloca diante da experiência de assumirmos nossos próprios feitos e, politicamente, resolvermos os conflitos que afetam nossas relações enquanto homens.

Biografía del autor/a

Izaquiel Arruda Siqueira, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutorando em Educação (2020) na Universidade Federal de Pernambuco e Mestre em Educação (2019) pela mesma universidade (UFPE/CE/PPGEDu). Tem Especialização em Orientação, Supervisão e Gestão Educacional (2020) pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), Especialização em Filosofia da Educação (2016) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/CEDUC/PGFILE), Licenciatura Plena em Filosofia (2014) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA) e Licenciatura Plena em Pedagogia (2018) pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Atualmente, é professor nos cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia e Bacharelado em Administração no Centro de Ensino Superior Santa Cruz (CESAC), Professor de História, Filosofia e Sociologia na Escola Menino Jesus. Além disso, faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades (UFPE-CNPq), é membro do Comitê Editorial da Revista del Cisen Tramas/Maepova da Universidad Nacional de Salta (UNSa), parecerista das revistas Debates Insubmissos, Interritórios, Estudos Universitários: revista de cultura, Revista Extensão, Revista Apoena, Revista LibertAção, Revista Diálogos e Perspectivas em Educação e membro do Comitê de Avaliação Externa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica e Inovação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Tem experiência nas áreas de Educação e Filosofia, com ênfase em Fundamentos da Educação, Política Educacional e Filosofia Política, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Fundamentos da Educação, Educação Popular, Gestão Escolar, Didática, Práticas de Ensino, EJA, Filosofia da Educação, Hannah Arendt e Neoliberalismo.

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Publicado

2022-01-07

Cómo citar

Siqueira, I. A. (2022). A DESSEGREGAÇÃO RACIAL NOS EUA: UM RETORNO ÀS “REFLEXÕES SOBRE O LITTLE ROCK” DE HANNAH ARENDT. Revista Debates Insubmissos, 4(15), 258–268. https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n15.p258-268

Número

Sección

Pautas Insubmissas