A DESSEGREGAÇÃO RACIAL NOS EUA: UM RETORNO ÀS “REFLEXÕES SOBRE O LITTLE ROCK” DE HANNAH ARENDT

Autori

  • Izaquiel Arruda Siqueira Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n15.p258-268

Parole chiave:

Dessegregação racial, Hannah Arendt, EUA, Little Rock.

Abstract

O presente ensaio trata-se de um percurso sobre um texto da filósofa alemã, Hannah Arendt, intitulado de Reflexões sobre o Little Rock. Nele, Arendt reflete sobre o processo de dessegregação nos Estados Unidos da América, a partir da lei que permitiu o ingresso de crianças negras nas escolas secundárias, onde só era permitida a frequência de alunos de cor branca. Acreditando na necessidade de, primeiramente, acabar com a dessegregação a partir do autorização do casamento civil entre pessoas negras e brancas, a filósofa polemizou ao explicitar sua opinião sobre o que estava acontecendo nas escolas da pequena cidade de Little Rock. Tendo sido mal interpretada, a preocupação de Arendt estava fundada na criança e sua necessidade de proteção, para que o mundo não a destrua (e tampouco, a mesma destrua o mundo). A partir de sua crítica, nos deixou uma lição: a capacidade de amar o mundo não nos desautoriza da responsabilidade de cuidar, proteger e apresentar este mesmo mundo aos novos e aos jovens. E esta capacidade de amar nos coloca diante da experiência de assumirmos nossos próprios feitos e, politicamente, resolvermos os conflitos que afetam nossas relações enquanto homens.

Biografia autore

Izaquiel Arruda Siqueira, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutorando em Educação (2020) na Universidade Federal de Pernambuco e Mestre em Educação (2019) pela mesma universidade (UFPE/CE/PPGEDu). Tem Especialização em Orientação, Supervisão e Gestão Educacional (2020) pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), Especialização em Filosofia da Educação (2016) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/CEDUC/PGFILE), Licenciatura Plena em Filosofia (2014) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA) e Licenciatura Plena em Pedagogia (2018) pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Atualmente, é professor nos cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia e Bacharelado em Administração no Centro de Ensino Superior Santa Cruz (CESAC), Professor de História, Filosofia e Sociologia na Escola Menino Jesus. Além disso, faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades (UFPE-CNPq), é membro do Comitê Editorial da Revista del Cisen Tramas/Maepova da Universidad Nacional de Salta (UNSa), parecerista das revistas Debates Insubmissos, Interritórios, Estudos Universitários: revista de cultura, Revista Extensão, Revista Apoena, Revista LibertAção, Revista Diálogos e Perspectivas em Educação e membro do Comitê de Avaliação Externa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica e Inovação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Tem experiência nas áreas de Educação e Filosofia, com ênfase em Fundamentos da Educação, Política Educacional e Filosofia Política, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Fundamentos da Educação, Educação Popular, Gestão Escolar, Didática, Práticas de Ensino, EJA, Filosofia da Educação, Hannah Arendt e Neoliberalismo.

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Pubblicato

2022-01-07

Come citare

Siqueira, I. A. (2022). A DESSEGREGAÇÃO RACIAL NOS EUA: UM RETORNO ÀS “REFLEXÕES SOBRE O LITTLE ROCK” DE HANNAH ARENDT. Revista Debates Insubmissos, 4(15), 258–268. https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n15.p258-268

Fascicolo

Sezione

Pautas Insubmissas