ESTEREÓTIPOS FEMININOS NOS CONTOS DE FADAS E A FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES FEMININAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS CODOENSES
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n27.p216-241Palavras-chave:
Contos de fadas; Estereótipos; Identidades femininas; Anos iniciaisResumo
Na pesquisa analisamos os estereótipos femininos nos contos de fada europeus na formação das identidades femininas, ou seja, as representações de mulher das personagens dos contos em questão. Dessa forma, inicialmente identificamos as representações das personagens femininas nos contos nas versões dos filmes de animação da Walt Disney Studios e no livro Contos de Fadas em Sua Versões Originais (2019). Foi realizada uma pesquisa bibliográfica no período de novembro de 2019 a março de 2020 os autores Aguiar e Barros (2015), Bensi e Cavalcante (2018), Beauvoir (2009), Butler (2003), Bourdieu (2010), Hall (2006) e Pollak (1992) que investigam contos de fadas, literatura infantil estrangeira e nacional, representação da figura feminina nos contos de fada, identidade, gênero, estereótipos e funções sociais de mulheres. Na busca por compreender essa relação entre os contos de fada e a formação das identidades femininas, construímos e desenvolvemos um questionário online. Assim, seis professoras participaram de três escolas de ensino fundamental dos anos iniciais da rede pública municipal de Codó/MA. Com a pesquisa foi possível compreender a percepção das docentes quanto à influência dos contos de fadas na formação das identidades nas escolas públicas do município. Nesse sentido, a relação dos contos de fada e a formação das identidades femininas destaca o papel das professoras nessa discussão. Elas demonstram estar cientes da existência de estereótipos nos contos de fada e da necessidade de discuti-los e desconstruí-los ao longo de suas aulas.
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