O PAPEL DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ENFRENTAMENTO AO ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PROFISSIONAIS
CONCEPTIONS AND PROFESSIONAL PRACTICES
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n27.p342-360Palabras clave:
Educação infantil, Abuso Sexual Infantil, EnfrentamentoResumen
O Abuso Sexual Infantil - ASI constitui-se como problema político e social, e demanda a construção de políticas efetivas de proteção e, especialmente, de prevenção e enfrentamento. Intenta-se que a Educação Infantil, a qual compõe o Sistema de Garantia de Direitos no Brasil, pode se estabelecer como importante instância de enfrentamento ao ASI quando as instituições e as(os) profissionais empreendem ações coletivas e intersetoriais. Pelo seu impacto no desenvolvimento infantil, buscou-se levantar em bases de dados científicas como é abordado o enfrentamento ao abuso sexual por parte de profissionais da Educação Infantil. Os resultados demonstraram a existência da compreensão por parte das(os) profissionais sobre o conceito de ASI e as formas de identificação. Já as práticas identificadas como preventivas e de enfrentamento englobam, em geral, encaminhamentos aos equipamentos do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente - SGDCA, e palestra com familiares e crianças.
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