PENSAMENTO VISUAL E NEURODIDÁTICA PARA UMA EDUCAÇÃO NÃO SEXISTA E NÃO ADULTOCENTRADA: ANÁLISE DE TRÊS CAMPANHAS EDUCATIVAS NA UNIVERSIDADE AUTÔNOMA DE MADRID

ANALYSIS OF THREE EDUCATIONAL CAMPAIGNS AT THE AUTONOMOUS UNIVERSITY OF MADRID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n27.p299-317

Palavras-chave:

Pedagogia. Feminismo. Campanhas educativas.

Resumo

O presente trabalho se propõe a analisar, a partir de imagens e seu potencial didático as aprendizagens e transformações do/no ambiente educacional desde uma perspectiva feminista (Ochoa, 2007; Morgade, 2011) e não adultocentrada (Tardelli, 2021), especialmente em sua relação com a psicologia dos afetos e emoções que as imagens são capazes de desenvolver (Abreu Agrela Rodrigues, 2022). O objetivo é considerar novas formas de ensino-aprendizagem, a partir do desenvolvimento de teorias mais sensíveis, como a do Pensamento Visual, que utiliza a intuição, a mobilidade e a criatividade envolvendo as imagens, cujo processamento se dá de maneira isolada e primordial, pelo lado esquerdo do cerébro (Ciguenza, 2021). Para isso, foi feita uma análise de conteúdo de três campanhas educativas com esse potencial, que se encontram em 2023 na Faculdade de Formação de Professores e Educação, da Universidade Autônoma de Madrid, cujo diferencial se dá pela ênfase na comunicação imagética em conteúdos não sexistas e contra a desigualdade de gênero desde a infância, algo essencial na formação de pedagogas atuantes em uma Educação não sexista. O artigo, portanto, está organizado em quatro partes: 1) a contextualização histórica das formas hegemônicas da “transmissão de saberes” na Educação; 2) contribuições do Pensamento Visual para a neurodidática como possibilidades de diálogo e apropriação pela teoria feminista; 3) apresentação e análise das três campanhas educativas da UAM; e 4) resultados e perspectivas.

Biografia do Autor

Daniela, PUC-Goiás

Graduada em Direito pela PUC/GO (2012). Mestra em Direitos Humanos pela UFG (2014). Doutoranda em Educação (PUC-GO/ Bolsista CAPES - 2021 | 2025). Doutorado Sanduíche na Universidad Autómoma de Madrid (CAPES - 2023/2). Advogada licenciada. Foi professora bolsista do curso de Especialização à Distância (EaD/UFG) - modalidade Semi-Presencial - em "Educação em Direitos Humanos para a Diversidade e Cidadania" (2014-2015). Professora Colaboradora do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UFG (2016-2017). Interesse e foco de estudo voltados especialmente para as questões de Minorias e Alteridades; Educação, Subjetividade e Famílias (conjugalidades e homoparentalidades) em seus atravessamentos intergeracionais; Sociologia da Infância com foco nas culturas, participação, competência, cidadania, autonomia e visibilidade da/na Infância.

Leandra, Universidad Autónoma de Madrid

Posdoutora em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid (2019). Docente nas licenciaturas e Mestrado na Universidad Autónoma de Madrid desde 2018. É Pedagoga pela PUC-Goiás (1997) com equivalência à licenciatura de Ciência da Educação pela Universidade de Lisboa (1999), Mestrado em Psicologia na área específica de Psicologia Educacional pela Universidade de Coimbra - Portugal (2003) com reconhecimento do título de Mestre pela USP para o Mestrado em Psicologia, área de Psicologia Escolar e Desenvolvimentos Humano (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade de Aveiro - Portugal (2011) com o título reconhecido pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidad Autónoma de Madrid. Pesquisa sobre Stress, mal-estar docente e Burnout em Profesores. Também colabora com distintos Grupos de Investigação no Brasil: HISTEDBR (PUC-GO), NEPEIn (UFCAT) e FoPeTec do IFSP. Em Espanha é membro do EMIPE da Universidad Autónoma de Madrid desde 2019. Publica também sobre Altas Habilidades, Superdotação, Identidade Docente e Prácticas Educativas Inclusivas. Possui ampla experiência como docente do ensino superior em Pedagogia e distintas licenciaturas, bem como na Pós-Graduação de Educação Especial, Psicopedagogia e Formação de Professores.

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Publicado

2025-03-11

Como Citar

Maroja Ribeiro, D., & Vaz Fernandes Catalino Procópio, L. (2025). PENSAMENTO VISUAL E NEURODIDÁTICA PARA UMA EDUCAÇÃO NÃO SEXISTA E NÃO ADULTOCENTRADA: ANÁLISE DE TRÊS CAMPANHAS EDUCATIVAS NA UNIVERSIDADE AUTÔNOMA DE MADRID: ANALYSIS OF THREE EDUCATIONAL CAMPAIGNS AT THE AUTONOMOUS UNIVERSITY OF MADRID. Revista Debates Insubmissos, 7(27), 299–317. https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n27.p299-317

Edição

Seção

DOSSIÊ: Insubmissões através da prática educativa não-sexista

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