PENSAMENTO VISUAL E NEURODIDÁTICA PARA UMA EDUCAÇÃO NÃO SEXISTA E NÃO ADULTOCENTRADA: ANÁLISE DE TRÊS CAMPANHAS EDUCATIVAS NA UNIVERSIDADE AUTÔNOMA DE MADRID
ANALYSIS OF THREE EDUCATIONAL CAMPAIGNS AT THE AUTONOMOUS UNIVERSITY OF MADRID
DOI :
https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n27.p299-317Mots-clés :
Pedagogia. Feminismo. Campanhas educativas.Résumé
O presente trabalho se propõe a analisar, a partir de imagens e seu potencial didático as aprendizagens e transformações do/no ambiente educacional desde uma perspectiva feminista (Ochoa, 2007; Morgade, 2011) e não adultocentrada (Tardelli, 2021), especialmente em sua relação com a psicologia dos afetos e emoções que as imagens são capazes de desenvolver (Abreu Agrela Rodrigues, 2022). O objetivo é considerar novas formas de ensino-aprendizagem, a partir do desenvolvimento de teorias mais sensíveis, como a do Pensamento Visual, que utiliza a intuição, a mobilidade e a criatividade envolvendo as imagens, cujo processamento se dá de maneira isolada e primordial, pelo lado esquerdo do cerébro (Ciguenza, 2021). Para isso, foi feita uma análise de conteúdo de três campanhas educativas com esse potencial, que se encontram em 2023 na Faculdade de Formação de Professores e Educação, da Universidade Autônoma de Madrid, cujo diferencial se dá pela ênfase na comunicação imagética em conteúdos não sexistas e contra a desigualdade de gênero desde a infância, algo essencial na formação de pedagogas atuantes em uma Educação não sexista. O artigo, portanto, está organizado em quatro partes: 1) a contextualização histórica das formas hegemônicas da “transmissão de saberes” na Educação; 2) contribuições do Pensamento Visual para a neurodidática como possibilidades de diálogo e apropriação pela teoria feminista; 3) apresentação e análise das três campanhas educativas da UAM; e 4) resultados e perspectivas.
Références
ABREU, Agrela Rodrigues D. F. Neuroanatomia das cores. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 6(1), 3323-3332. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v6i1.1731. Acesso em 30 jan. 2024.
AGENCE FRANCE-PRESSE. 23 jan. G1. https://g1.globo.com/mundo/noticia/morre-aos-96-anos-a-heroina-de-cartaz-simbolo-do-feminismo.ghtml . Acesso em 30 jan. 2024.
BALDISSERA, O. Como aliar neurociência e aprendizagem para construir uma educação de qualidade.Blog do EAD https://poseducacao.unisinos.br/blog/neurociencia-e-aprendizagem Acesso em 30 jan. 2024.
BAUMAN, Zigmann. Modernidade líquida. São Paulo: Ed. Zahar, 2000.
BOCOS, Pablo. El pensamiento visual en la formación del profesorado: análisis de los componentes del pensamiento viso-espacial y su importancia em la formacion de los docentes de educación infantil e primaria. Tesis de Doctoramento, Facultad de Educación y Trabajo Social, Universidad de Valladolid, España, 2015.
CASTELLS Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
CIGUENZA, Ignacio. La neurodidática y la Pedagogia Andariega. Ideal en clase. https://en-clase.ideal.es/2021/05/24/isidro-garcia-ciguenza-la-neurodidactica-y-la-pedagogia-andariega/?ref=https%3A%2F%2Farreburrita.wordpress.com%2F Acesso em: 15 jan. 2024.
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOMBRICH, E. H. La imagen y el ojo: nuevos estudios sobre la psicología de la representación pictórica. Madrid: Alianza Editorial, 1979.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir – Educação como prática de liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
MAKIRRIAIN, J. Acerca del carácter representacional de la mente. La mente representacional. PSYCOLOGY, SOCIETY E EDUCATION, 2014, vol. 6, n 2, pp. 125-144, 2014.
MEIRIEU, Phillipe. Frankstein educador. Buenos Aires: Ed. Laertes, 1998.
MORGADE, Graciela. Toda educación es sexuada – hacia uma educación sexuada justa. La Crujía. Buenos Aires: 2011.
OCHOA, Luz.. Una propuesta de pedagogía feminista: teorizar y construir desde el género, la pedagogía, y las prácticas educativas feministas. [Ponencia]. I Coloquio Nacional Género en Educación. Ciudad de México. México. https://www.researchgate.net/publication/340285069.
PARFENTIEFF DE NORONHA, Daniela. A importância social da imagem: Reflexões sobre diferença, representação e poder em diálogo com um pensamento decolonial. ILUMINURAS, 20(50), 255-278, 2019 https://doi.org/10.22456/1984-1191.80371
SAVATER, Fernando. El valor de educar. Madrid: Ed. Circulo de Lectores, 1997.
TARDELLI, Patrícia. Através do Espelho: O PL 6.998/2013 à luz do gênero. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2021. https://dspace.mackenzie.br/items/b022548e-86e5-444b-80d9-764f5ad679d1
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
