O PAPEL DO DIÁLOGO NO ENSINO DE HISTÓRIA: RELAÇÕES ENTRE O PENSAMENTO HISTÓRICO E O PENSAMENTO CRÍTICO ATRAVÉS DE GRUPOS DE DEBATE

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Autor/innen

  • Nicolas Rodrigues de Mello UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n27.p403-429

Schlagworte:

Ensino de História. Pensamento Histórico. Pensamento Crítico.

Abstract

O estudo problematiza a relação entre a formação do pensamento histórico e do pensamento crítico por meio do diálogo, categoria de conexão de visão de mundos, por meio de ensaio de prática através de debates que incentivassem a participação e o interesse dos e das estudantes em sala de aula com Questões Socialmente Vivas. Durante a prática com debate formal, que ocorreu no ano de 2023, a turma do 8º ano da EEEF Othelo Rosa, localizada na cidade de Porto Alegre, foi dividida em dois grupos, momento em que foram discutidas formas de combater o racismo. Como forma de análise, optou-se pela observação das respostas das atividades dos alunos e alunas bem como das impressões do professor durante o percurso proposto, que tratou dos temas da Segunda Guerra Mundial, da ascensão dos regimes totalitários nazi-fascistas e suas conexões com a questão racial no Brasil e no mundo. Sendo assim, procurou-se produzir um primeiro texto onde a experiência é relatada para posteriormente elaborar uma segunda análise mais aprofundada. Conclui-se que o estudo possibilitou maior conscientização a respeito do tema e possibilitou que os e as estudantes se sentissem agentes da História, na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Para além disso, foi possível refletir que a efetivação do pensamento histórico em crítico depende de diversos elementos, tais como sensibilização, intencionalidade, ética, cidadania, temporalidade e autonomia.

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Veröffentlicht

2025-03-11

Zitationsvorschlag

Rodrigues de Mello, N. (2025). O PAPEL DO DIÁLOGO NO ENSINO DE HISTÓRIA: RELAÇÕES ENTRE O PENSAMENTO HISTÓRICO E O PENSAMENTO CRÍTICO ATRAVÉS DE GRUPOS DE DEBATE: Português. Revista Debates Insubmissos, 7(27), 403–429. https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n27.p403-429

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Pautas Insubmissas

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