REFLEXÕES SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE DE UM BIÓLOGO DISSIDENTE LGBTTIQA+
DOI :
https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p329-348Mots-clés :
Residência docente, Homofobia, BullyingRésumé
As concepções de um professor acerca de seu papel como mediador do conhecimento começam a ser construídas durante a sua experiência enquanto estudante, permanecendo entalhadas em sua memória e direcionando seu trabalho pedagógico no futuro. O docente é o único protagonista social que vivencia seu ambiente de trabalho antes de se tornar um profissional. Somado a isso, sujeitos LGBTTIQA+ que buscam ser professores, lidam com diferentes enfrentamentos na escola e na sociedade que moldam diretamente as suas concepções sobre o ensino. Dessa maneira, o presente relato tem como objetivo central analisar os diferentes processos que perpassaram a profissionalização docente de um biólogo homossexual, atravessando suas vivências durante a educação básica, construídas sob a égide da heteronormatividade, e durante sua formação inicial e continuada. Com base nos saberes experienciais transcritos aqui buscamos refletir sobre a importância de práticas pedagógicas inclusivas que contribuam para a difusão do respeito à diversidade nos espaços de ensino.
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