PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: DO CANTINHO DA CIÊNCIA À GAMIFICAÇÃO COM O GUARDIÃO DA FLORESTA

Authors

  • Rita de Cássia Ferreira UEG - Universidade Estadual de Goiás
  • Tatiana Bastos da Silva
  • Roberto Barcelos Souza

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p166-186

Keywords:

Aprendizagem ativa, Investigação científica, Alfabetização científica, Engajamento estudantil

Abstract

Diante dos desafios incipientes no ensino de Ciências, especialmente no que diz respeito ao engajamento dos alunos e à aplicação de metodologias inovadoras, este artigo reflete sobre a integração de espaços investigativos e recursos digitais gamificados como estratégia de inovação pedagógica. O objetivo geral consistiu em analisar as contribuições do Cantinho da Ciência e do jogo digital Guardião da Floresta para promover a alfabetização científica e o aprimoramento da prática docente no Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento da investigação, adotou-se uma abordagem qualitativa, com apoio de dados descritivos quantitativos, por meio de entrevistas semiestruturadas, relatos, observações em sala de aula e questionários aplicados a professores. Os resultados indicam que a combinação entre investigação prática e gamificação contribuiu significativamente para o desenvolvimento de habilidades científicas, o aumento do interesse dos alunos e a ressignificação das práticas pedagógicas. Considera-se, portanto, que os produtos educacionais analisados representam alternativas viáveis e eficazes para a inovação no ensino de Ciências, alinhadas às diretrizes da BNCC e às demandas das escolas públicas.

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Published

2025-10-05

How to Cite

Ferreira, R. de C., Bastos da Silva, T., & Barcelos Souza, R. (2025). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: DO CANTINHO DA CIÊNCIA À GAMIFICAÇÃO COM O GUARDIÃO DA FLORESTA. Revista Debates Insubmissos, 8(29), 166–186. https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p166-186

Issue

Section

Dossiê - Educação e Ciências: práticas de ensino, reflexão e diálogo na alfabetização científica.

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