LEI 10639/03 E A INSURREIÇÃO DOS SABERES

Auteurs-es

  • Neide Higino da Silva Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
  • Adriano Rosa da Silva

DOI :

https://doi.org/10.32359/debin2022.v4.n16.p283-301

Mots-clés :

lei 10639/03, verdade, genealogia.

Résumé

Este trabalho tem por objetivo discutir o silenciamento da cultura afro-brasileira no currículo escolar. A partir dos relatos da mestra Janja, capoeirista, e da mestra Jociara, jongueira, analisamos a luta do movimento negro para garantir que a lei 10639/03 seja aplicada; e os discursos que estão em embate na interdição dessa lei. Para isso, lançamos mão da perspectiva foucaultiana de verdade e de sua análise dos saberes silenciados.

 

Bibliographies de l'auteur-e

Neide Higino da Silva, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Sou formada em português-literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tenho pós-graduação lato senso em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Produção Textual pela Universidade Federal Fluminense. Fiz mestrado e doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, ambos em Língua Portuguesa.Sou professora de Língua Portuguesa do ensino fundamental e estou vinculada à Prefeitura do Rio de Janeiro. 

Adriano Rosa da Silva

Sou formado em Pedagagia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense e, atualmente, estou cursando psicopedagogia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Références

BRASIL. Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 24 maio 2021.

CHARÃO, Cristina. O longo combate as desigualdades sociais. Revista Desafios e Desenvolvimento, Brasília, ano 8, ed. 70, p. 22-31, dez. 2011. Disponível em:

https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_contenteview=articleeid=2692:edicao-no-70ecatid=1eItemid=5 . Acesso em: 24 maio 2021.

Diáspora - a cor da nossa cultura: O que é jongo? [Locução de]: Joice Jane Teixeira. Entrevistada: Jociara Souza. [S.l.]: Spotify, 17 dez. 2020. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/0akQml9sV0svAtoWPHBsJb. Acesso em: 24 maio 2021.

FOUCAULT, Michel. Verdade e Poder. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 10º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019. p. 35-54.

FOUCAULT, Michel. A Genealogia e Poder. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 10º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019. p. 262-277.

GOMES, Arilson dos Santos; BAKOS, Margaret Marchiori. Aspectos históricos da lei 10.639/03 e a história e cultura afro-brasileira a partir de relatos dos viajantes europeus. Revista Momento – Diálogos em Educação, Rio Grande, v. 22, n. 2, p. 19-38, jul/dez. 2013. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4405/2760. Acesso em: 24 de maio 2021.

GOMES, Nilma Lino; RODRIGUES, Tatiane Cosentino. Resistência democrática: a questão racial e a constituição federal de 1988. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 39, nº. 145, p. 928-945, out/dez. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/j/es/a/NvtKDN4GWLBdRpL45FqMhbG/?lang=pteformat=pdf. Acesso em: 24 maio 2021.

JANJA, Mestra. A ginga como epistemologia de resistência. In: MENEZES, Magali Mendes de, et al. (Org.). Direitos Humanos em Debate – educação e marcadores sociais da diferença. Porto Alegre: Cirkula, 2019. p. 155-171.

MACHADO, Roberto. Introdução: por uma genealogia do poder. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 10º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019. p. 7-34.

PEREIRA, Márcia Moreira; SILVA, Maurício. Percurso da lei 10.639/03: antecedentes e desdobramentos. Revista Linguagens e Cidadania, Santa Maria, v. 14, p. 1-12, jan/dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/view/23810/14010. Acesso em: 24 maio 2021.

SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de. Raça e justiça: o mito da democracia racial e o racismo institucional no fluxo de justiça. 466 p. Dissertação (Tese em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9747. Acesso em: 24 maio 2021.

SASSO, Nathalia; MEDROA, Camila. Lei 10.639 completa 15 anos na educação brasileira ainda com dificuldades de implantação. Humanista: Jornalismo e Direitos Humanos. Porto Alegre, 10 set. 2018. Mais Recentes. Disponível em:

https://www.ufrgs.br/humanista/2018/09/10/lei-10-639-completa-15-anos-na-educacao-brasileira-ainda-com-dificuldades-de-implantacao/ . Acesso em: 24 maio 2021.

ZENAIDE, Maria. Introdução. In: SILVEIRA, Rosa Maria Godoy, et al. (Org.). Educação em Direitos Humanos: Fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. p.15-25.

VANDRESEN, Daniel Salésio. O discurso na arqueologia e genealogia de Michel Foucault. [2008?], p. 1-11. Disponível em:

<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/FILOSOFIA/Artigos/Daniel_Salesio_Vandresen.pdf>. Acesso em: 24 maio 2021.

VANDRESEN, Daniel Salésio. Uma Análise do Discurso e do Não-Discursivo na Arqueologia de Michel Foucault. Revista Aurora, Marília, v. 7, n.2, p. 79-92, jan/jun. 2014. Disponível em: < https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/3852>. Acesso em: 24 maio 2021.

Téléchargements

Publié-e

2022-05-11

Comment citer

da Silva, N. H., & da Silva, A. R. (2022). LEI 10639/03 E A INSURREIÇÃO DOS SABERES. Revista Debates Insubmissos, 5(16), 283–301. https://doi.org/10.32359/debin2022.v4.n16.p283-301

Numéro

Rubrique

Pautas Insubmissas

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.