Field report: methodologies and practices of teaching geography in the field class
DOI:
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2022.254358Keywords:
Field report , Geography , Teaching methodologies , Pernambuco , PiauíAbstract
The present report refers to the field class of the disciplines of Methodology of Teaching Geography I and Supervised Curricular Internship of Geography IV, which took place in April 2022 in the cities of Gravatá-PE, Petrolina-PE, São Raimundo Nonato-PI and Lagoa Grande-PE. As one of the field activities of the Department of Geographic Sciences at UFPE, on the return to field classes, since the beginning of the Covid-19 pandemic, this field trip aimed to provide students with the experience of methodologies and practices of geography physical and human, and the teaching of geography, in addition to offering undergraduates, theoretical basis for conducting field classes in future teaching practice.
Downloads
References
CLAVAL, P. A Paisagem dos Geógrafos. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (orgs.). Paisagens, Textos e Identidade. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2004, p. 13-74.
DANTAS, T. S. CORDEIRO, J. M. P. Excursões e aula de campo em geografia: um olhar diferente sobre o semiárido. Revista Ensino de Geografia (Recife), Recife - PE, n. 1, p. 18-30. 2020. Disponível em: < https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/244684> Acesso em: 03/04/2022.
IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Cidades e Estados. Pernambuco. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/panorama> Acesso em: 07/06/2022.
LOPES, C. S.; PONTUSCHKA, N. N. Estudo do meio: teoria e prática. Geografia (Londrina), v. 18, n. 2, p. 173-191, 2009. Disponível em: < https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2360> Acesso em: 05/04/2022
MONTEIRO DE OLIVEIRA, C. D.; SOUSA DE ASSIS, R. J. Travessias da aula em campo na geografia escolar: a necessidade convertida para além da fábula. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 195-209, 2009. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/ep/a/KTRG6Yp4cH5QpMqJF5bdrpB/abstract/?lang=pt> Acesso em: 31/05/2022
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Ariadne Fernanda Ferraz Vieira, Ananda do Nascimento Rêgo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA MUTIRÕ da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
Permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças, onde o foco é a disseminação do conhecimento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.