Autoavaliação e autorregulação na aprendizagem de uma língua estrangeira: um estudo de caso com iniciantes da licenciatura de francês

Autores

  • Fernanda de Souza e Silva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51359/1984-7408.2018.234532

Palavras-chave:

avaliação formativa, autorregulação de aprendizagem, ensino de aprendizagem de línguas estrangeiras

Resumo

Este trabalho, que trata de avaliação formativa na aprendizagem de línguas, teve como objetivo averiguar o modo como alunos de licenciatura de Língua Francesa de uma universidade pública federal lidam com instrumentos de autoavaliação e autorregulação propostos na disciplina “Aprender a Aprender Línguas Estrangeiras”. Também procurou-se entender que influencia estes instrumentos tiveram em seus hábitos e estratégias de estudo. Para tal, tendo como base teórica estudos de Allal (1997), Perrenoud (1998), Fernandes (2006) e Nunziati (1990) sobre a avaliação formativa na perspectiva francófona, foi realizado um estudo de caso junto a duas alunas da referida disciplina. Os resultados obtidos mostram que embora conscientes de suas dificuldades e das medidas regulatórias adequadas, as participantes por vezes não as implementam.

Biografia do Autor

Fernanda de Souza e Silva, Universidade Federal do Pará

Mestre em Letras/Linguística pela Universidade Federal do Pará. Possui graduação em Letras - Hab Língua Francesa/UFPA. Atualmente cursa a licenciatura em Letras - Língua Portuguesa na Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Ensino/Aprendizagem de Línguas.

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Publicado

26-01-2019

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