Línguas InCast: dialogando experiências sobre ensino, aprendizagem e aquisição de línguas
Mots-clés :
Ensino e aprendizagem de língua estrangeira, Formação de professores, Línguas e comunicação, Podcast como método de ensino.Résumé
A maioria dos gêneros textuais que visam divulgar conteúdos sobre ensino, aprendizagem e aquisição de línguas são artigos, livros, resenhas, entre outros, os quais dificultam, às vezes, o acesso da comunidade a tais informações de maneira rápida. Nesse sentido, o presente artigo objetiva relatar uma atividade de extensão sobre a criação de um videocast, nomeado como “Línguas InCast”, para divulgar as temáticas já mencionadas. É de nossa intenção utilizar desse recurso para tratar desses temas de notória relevância de uma forma mais dinâmica e lúdica. Esta atividade é vinculada ao Babel: programa de extensão de línguas da UFRB, onde um dos objetivos é difundir o ensino e promover a formação inicial e continuada de professores de línguas. No caso do “Línguas InCast”, foram convidados professores e pessoas do público em geral que possuem diferentes experiências com ensino e aprendizagem de línguas. As entrevistas foram gravadas entre os dias 20 de outubro a 28 de novembro de 2022. Os principais referenciais teóricos utilizados para o desenvolvimento do trabalho foram: Rojo (2019), Kalva e Paradiso (2018) e Crepaldi e Ferreira (2022). Os resultados concluem com efeitos significativos a elaboração do planejamento e execução do videocast, além de rendimentos na aprendizagem pessoal de acordo com cada tema dialogado.
Références
ARAGÃO, Rodrigo Camargo. Emoção no ensino/aprendizagem de línguas. In: ANDRADE, Mariana Rosa Mastrella-De (org.). Afetividade e emoções no ensino/aprendizagem de línguas: múltiplos olhares. Campinas: Pontes Editores, 2011. p. 163-189. E-book. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321753736_Emocao_no_EnsinoAprendizagem_de_Linguas. Acesso em: 04 dez. 2023.
BARBOSA, Cibele Nascente; SANTO, Diogo Oliveira do Espírito. Brasil intercultural: Livro de Exercícios: níveis 1 e 2: Língua e cultura brasileira para estrangeiros. Buenos Aires: Casa do Brasil, 2021. E-book. p. 111. Disponível em: https://brasilintercultural.com.ar/files/ciclo_basico2_manual_docente.pdf. Acesso em: 08 abr. 2024.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira. Recomendações para Produção de Podcasts e Vantagens na Utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Prisma.Com, Porto, n. 6, p. 125-140, dez. 2022. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/8001/1/Recomenda%c3%a7%c3%b5es%20Podcast.pdf. Acesso em: 31 mar. 2023.
BRASIL. Resolução nº 4, de 02 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, DF, Diário Oficial da União, 05 out. 2009. Seção 1, 17-17. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/897119/pg-17-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-05-10-2009. Acesso em: 08 abr. 2024.
BRASIL. Lei nº 13.234, de 29 de dezembro de 2015. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a identificação, o cadastramento e o atendimento, na educação básica e na educação superior, de alunos com altas habilidades ou superdotação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13234.htm. Acesso em: 17 jan. 2023.
CORDOVIL, Ronara Viana et al.. Lúdico: entre o conceito e a realidade educativa. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 8., 2016, Campina Grande. Anais VIII FIPED. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas – Normal Superior – UEA/ENS, novembro. 2016. n.p. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25409. Acesso em: 03 abr. 2023.
CREPALDI, Thiago Augusto Arlindo Tomaz da Silva; FERREIRA, Sueli Heloisa Doriguetto. As possibilidades do uso de podcast no ensino superior: uma breve revisão. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 12, n. 2, p. 1-18, jul./dez. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.34019/2237-9444. Acesso em: 08 abr. 2024.
FONTANA, Beatriz. Material autêntico, educação linguística em línguas adicionais e as novas tecnologias. Pedagogia Cotidiano Ressignificado, [s. l], p. 74-80, 26 jul. 2020. Disponível em: https://rpcr.com.br/index.php/revista_rpcr/article/view/4/4. Acesso em: 05 dez. 2023.
KALVA, Lucilea.; PARADISO, Silvio Ruiz. O multiletramento e as novas tecnologias educacionais: alguns apontamentos em relação ao ensino da língua inglesa. Uniletras, Ponta Grossa, v. 40, n. 1, p. 105-117, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5212/uniletras.v.40i1.0009. Acesso em: 19 jan. 2023.
KLEIMAN, Angela Bustos.; ASSIS, Juliana Alves. Significados e ressignificações do letramento: Desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. São Paulo: Mercado de letras, 2016.
MONTEIRO, Yuri Santos. Tech tools: o uso de ferramentas tecnológicas no ensino de língua inglesa. Revista Docentes, Fortaleza, v. 5, n. 12, p. 31-37, ago. 2020. Disponível em: https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/243. Acesso em: 11 jan. 2023.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Como se aprende uma língua estrangeira. In: ANASTÁCIO, Elismar Bertoluci de Araújo; MALHEIROS, Elismar Bertoluci de Araújo; FIGLIOLINI, Marcia Cristina Rocha (orgs). Tendências contemporâneas em letras. Campo Grande: Editora da UNIDERP, 2005. p. 127-140. E-book. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1t6D5SFZN_t1IbYye7cJ1lkFRGpQF1bZs. Acesso em: 11 jan. 2023.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Letramentos: 1. letramentos da escrita e do impresso 2. multiletramentos 3. novos letramentos. In: ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. p. 22-23.
VIANNA, Carolina Assis Dias et al. Introdução do letramento aos letramentos: desafios na aproximação entre letramento acadêmico e letramento do professor. In: KLEIMAN, Angela Bustos; ASSIS, Juliana Alves (orgs.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2016. E-book. p. 27-59. Disponível em: https://www.mercado-de-letras.com.br/resumos/pdf-15-08-16-19-55-49.pdf. Acesso em: 08 abr. 2024.
YANG, Hong. On teaching strategies in second language acquisition. Us-China Education Review,, v. 5, p. 61-67, jan. 2008. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED502535.pdf. Acesso em: 04 dez. 2023.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
© Autor, concedendo à revista o direito à primeira publicação 2024

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).