Realização do rótico no espanhol em posição de coda por falantes brasileiros futuros professores

José Rodrigues de Mesquita Neto

Resumo


Esta pesquisa parte da seguinte pergunta: de que maneira emerge o rótico em posição de coda no espanhol falado por alunos brasileiros em níveis avançados? Assim, objetivamos analisar a interfonologia dos róticos envolvendo o português brasileiro e o espanhol no que diz respeito às codas realizadas por alunos futuros professores de espanhol. Temos por hipótese básica que esses discentes apresentam dificuldades na produção da coda devido à influência de sua língua materna, tendendo a realizarem um alongamento vocálico em coda final absoluta. Discutimos autores que trabalham com os conceitos de linguagem e interlíngua, assim como outros que lidam diretamente com a interfonologia dos róticos, como é o caso de Silva (2007) e Carvalho (2006), bem como Brisolara e Semino (2014), que fazem um estudo comparativo entre os sistemas fônicos do espanhol e do português, mostrando a influência de uma língua sobre a outra. Para a realização da pesquisa, utilizaremos o método indutivo-dedutivo, corte transversal e teremos como corpus de análise a gravação de áudios de alunos do 7º período do curso de Letras com habilitação em língua espanhola. 


Palavras-chave


Vibrante Simples; Fonética e Fonologia; Discentes de Espanhol.

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