As construções literárias em torno da amizade: uma análise comparativa das obras de Elena Ferrante e Muriel Barbery
Mots-clés :
Bildungsroman, narrador-protagonista, amizade, Elena Ferrante, Muriel BarberyRésumé
Intencionamos, no presente artigo, realizar uma análise comparativa a fim de perceber como a relação de amizade presente nas obras “A vida mentirosa dos adultos” (2019), de Elena Ferrante, e “A elegância do ouriço” (2008), de Muriel Barbery, podem dialogar entre si e possibilitar que percebamos como narrativas com formas divergentes e temas semelhantes constroem o nascimento e a separação da relação entre as personagens. Para isso, construímos uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa e fundamentamo-nos nos escritos de Carvalhal (2006), Alós (2012), Coutinho (2008), Lobo (1997), Santos (2016), Maas (2000), Schwantes (2007), Carvalho (2016), Bakhtin (2003) e Leite (2002). Ao fim da pesquisa, compreendemos como o início e o fim da amizade, apresentados por ambas obras, tornou-se coerente cada uma ao seu modo. Assim, apesar dos dois textos apresentarem aspectos do Bildungsroman e a presença de narradoras-protagonistas, na obra de Ferrante, a amizade se fundamenta mais no processo de amadurecimento e na significação desse na vida das personagens, e na obra de Barbery, a presença de duas narradoras-protagonistas que enunciam, por suas vozes, as suas subjetividades e as particularidades que as unem torna-se mais significativo para a amizade construída.
Références
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