As construções literárias em torno da amizade: uma análise comparativa das obras de Elena Ferrante e Muriel Barbery

Auteurs-es

  • Gabriella Fernanda do Nascimento Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mots-clés :

Bildungsroman, narrador-protagonista, amizade, Elena Ferrante, Muriel Barbery

Résumé

Intencionamos, no presente artigo, realizar uma análise comparativa a fim de perceber como a relação de amizade presente nas obras “A vida mentirosa dos adultos” (2019), de Elena Ferrante, e “A elegância do ouriço” (2008), de Muriel Barbery, podem dialogar entre si e possibilitar que percebamos como narrativas com formas divergentes e temas semelhantes constroem o nascimento e a separação da relação entre as personagens. Para isso, construímos uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa e fundamentamo-nos nos escritos de Carvalhal (2006), Alós (2012), Coutinho (2008), Lobo (1997), Santos (2016), Maas (2000), Schwantes (2007), Carvalho (2016), Bakhtin (2003) e Leite (2002). Ao fim da pesquisa, compreendemos como o início e o fim da amizade, apresentados por ambas obras, tornou-se coerente cada uma ao seu modo. Assim, apesar dos dois textos apresentarem aspectos do Bildungsroman e a presença de narradoras-protagonistas, na obra de Ferrante, a amizade se fundamenta mais no processo de amadurecimento e na significação desse na vida das personagens, e na obra de Barbery, a presença de duas narradoras-protagonistas que enunciam, por suas vozes, as suas subjetividades e as particularidades que as unem torna-se mais significativo para a amizade construída.

Biographie de l'auteur-e

Gabriella Fernanda do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduanda em Letras Português - Licenciatura na Universidade Federal de Pernambuco.

Références

ALÓS, Anselmo Peres. A literatura comparada neste início de milênio: tendências e perspectivas. Ângulo, Lorena, v. 1, n. 130, p. 7 -12, jul./set., 2012.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

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COUTINHO, Eduardo de Faria. Literatura comparada: reflexões sobre uma disciplina acadêmica. Revista Brasileira de Literatura Comparada, Porto Alegre, v. 8, n.8, p. 41 – 58, Jan/Abril, 2006.

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LEITE, Ligia Chiappini Moraes. O foco narrativo. 10 ed. São Paulo: Ática, 2002.

LOBO, Luiza. Antiépica e modernidade. APOTESI: Revista de Estudos Literários, Juiz de fora, v. 1, n. 1, p. 9 – 23, 15/dez, 1997.

MAAS, Wilma Patrícia. O cânone mínimo: o Bildungsroman na história da literatura. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

SANTOS, Cássia Farias Oliveira dos. Narrativas de amadurecimento: relações entre o romance de formação e a literatura infanto-juvenil. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense. Niterói, P. 158, 2016.

SCHWANTES, Cíntia. Narrativas de formação contemporânea: uma questão de gênero, Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 30, p. 53-62, 2007.

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Publié-e

2022-03-06

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