A prática de análise linguística e sua relação com a produção de textos
Mots-clés :
Análise Linguística, Produção de Textos, Gramática.Résumé
O presente ensaio traça uma discussão sobre a prática de análise linguística e a relação dessa com a produção de textos, partindo da reflexão entre as diferentes concepções de língua(gem) que já existiram, buscando compreender o percurso que nos guiou até a concepção mais aceita nos dias atuais, a de língua como forma de interação; mais à frente, interessa-nos explicar o conceito de análise linguística, deixando às claras que essa prática não significa o desuso do ensino de gramática no ambiente de sala de aula, relação que é discutida logo em seguida; por fim, buscamos discutir sobre a relação da análise linguística com o eixo da produção de texto e com os gêneros textuais, objetivando mostrar que a prática de análise linguística é uma importante ferramenta para o docente. Para tanto, baseamos esse ensaio nos pensamentos de Antunes (2007), Bakhtin (1992), Brasil (2017), Fuza (2020), Geraldi (2012), Marcuschi (2008), Mendonça (2006, 2016) e Perfeito (2007).
Références
ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
BAKHTIN, M./ VOLOCHINOV, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992.
BRASIL. Ministério da Educação. BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
FUZA, Angela Francine; Márcia Ohuschi Greco; MENEGASSI, R. J.. Concepções de linguagem e de leitura no ensino da língua materna. In: Ângela Francine Fuza; Márcia Cristina Greco Ohuschi; Renilson José Menegassi. (Org.). Interação e Escrita no ensino da língua. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2020, v., p. 11-32.
GERALDI, J. W. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Anglo, 2012, p. 39-46.
_____. Unidades básicas do ensino de português. In: GERALDI, J.W. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Anglo, 2012, p. 59-79.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MENDONÇA, Márcia. Análise linguística: refletindo sobre o que há de especial nos gêneros. In: Carmi Ferraz Santos; Márcia Mendonça; Marianne C. B. Cavalcante. (Org.). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica/ MEC, 2006, v. 1., p.73-88.
_____. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia. (Org.) Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial (2006), p. 199-226.
_____. Análise linguística e produção de textos: reflexão em busca de autoria. São Paulo: Na Ponta do Lápis: 2016, p. 40-42.
PERFEITO, A. M.. Concepções de linguagem, análise linguística e proposta de intervenção. In: CLAPFL - I Congresso Latino-Americano de Professores de Línguas, 2007, Florianópolis. Anais do I Congresso Latino-Americano de Professores de Língua. Florianópolis: EDUSC, 2007. p. 824-836.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).