Experiência de monitoria remota: uma análise sobre o letramento digital
Palavras-chave:
Monitoria acadêmica, Letramento digital, Ensino remotoResumo
Este trabalho objetiva relatar a experiência de monitoria na disciplina de Leitura e Produção de Texto Acadêmico nas turmas Letras-Português/Licenciatura e Música/Licenciatura durante o período remoto suplementar (2020.3) da Universidade Federal de Pernambuco, nos meses de agosto a novembro, em decorrência da pandemia. O foco do estudo concentra-se nas ferramentas tecnológicas utilizadas pelos estudantes para a produção de textos e o engajamento com novos gêneros, principalmente digitais, no decorrer do ensino remoto. Como procedimento metodológico, recorreu-se a um formulário on-line com perguntas abertas e fechadas sobre a experiência dos alunos durante as aulas síncronas e assíncronas e à mediação dos monitores durante o processo de adaptação às atividades remotas. À luz dos estudos de Antunes (2009), Araújo (2006; 2010), Freire (1996), Marcuschi (2008), Ribeiro (2009; 2019; 2020), Rojo e Moura (2012) e Xavier (2002), busca-se analisar as respostas dos discentes e, desse modo, refletir acerca do impacto das ferramentas tecnológicas e digitais nas suas práticas de linguagem acadêmica. Por meio desta pesquisa foi observado que, embora sejam considerados nativos digitais, os estudantes tiveram muitas dificuldades na utilização das tecnologias no percurso da disciplina. Entretanto, no decorrer das aulas, maior facilidade nesse uso foi estabelecida, permitindo o letramento digital e a imersão em gêneros digitais desconhecidos pelos estudantes.
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