Experiência de monitoria remota: uma análise sobre o letramento digital
Keywords:
Academic monitorship, Digital literacy;, Remote teaching.Abstract
This work aims to report the experiences of a monitorship of the curricular component Academic Reading and Writing, for Undergraduate Portuguese Language and Literature - Teaching Major and Undergra-duate Music - Teaching Major through the emergency remote supplementary teaching semester (2020.3) on Federal University of Pernambuco (UFPE), from August to November of 2020, due to the COVID-19 pandemic. This study focuses on the technological tools used by the students to produce texts and their engagement with the new genres, especially digital ones, during the remote teaching semester. The methodology makes use of an on-line form set up with objective and subjective questions regarding the students’ experience in the course of the synchronous and asynchronous classes and about the intervention of the monitors throughout the remote activities’ adaptation process. In accordance with Antunes (2009), Araújo (2006; 2010), Freire (1996), Marcus-chi (2008; 2010), Ribeiro (2009; 2019; 2020), Rojo e Moura (2012) e Xavier (2002), this work attends to analyze the students’ answers reflecting about the technological and digital tools’ impact in relation to the academic writing. By this analysis, it was possible to observe that, though the students are considered digital natives, they presented many difficulties to use technologies during the curricular component. Nonetheless, during the classes, the practice makes the usage easier enabling the digital literacy and the immersion on unknown digital genres by the undergraduate students.
References
ANA Elisa Ribeiro: antes e durante a pandemia - fabulações sobre escola e tecnologias digitais. [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo (111 min). Publicado pelo canal Agenciamentos. Disponível em: https://youtu.be/z41Yl9sOy14. Acesso em: 26 fev. 2021.
ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ARAÚJO, J. C. Os chats: uma constelação de gêneros na internet. Orientadora: Bernardete Biasi-Rodrigues. 2006. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal do Ceará, Ceará, 2006.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: informação e documentação - referências: elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.
EDUCAÇÃO e tecnologias digitais: ciclos da precariedade diante da pandemia. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (1 h 33 min). Publicado pelo canal ABRALIN. Conferência apresentada por Ana Elisa Ribeiro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_-lfTZT7oFI&t=5016s&ab_channel=Abralin. Acesso em: 2 mar. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LETRAMENTOS digitais (minicurso - aula 1). [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (12 min). Publicado pelo canal Parábola Editorial. Disponível em: https://youtu.be/ga6lqA8yiDs. Acesso em: 26 fev. 2021.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
OLIVEIRA, L. H. S.; MOREIRA, W. Edição & crítica. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2018.
O’REILLY, T. Padrões de design e modelos de negócios para a nova geração de software. Tradução de Miriam Medeiros. [S. l.]: publicado em O'Reilly, 2005. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/114173/mod_resource/content/1/o-que-e-web-20_Tim%20O%C2%B4Reilly.pdf. Acesso em: 17 abr. 2021.
PINHEIRO, R. C.; ARAÚJO, J. C. O hipertexto na linguística: origem, concepções e contribuições para a área. In: LIMA, A. H. V; SOARES, M. E.; CAVALCANTE, S. A. S. (orgs.). Linguística geral: os conceitos que todos precisam saber. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. E-book (291 p.). p. 185-215. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/linguistica-geral-3. Acesso em: 18 abr. 2021.
RIBEIRO, A. E. Letramento digital: um tema em gêneros efêmeros. Revista da Abralin, [s. l.], v. 8, n. 1, jan./jun. 2009. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1002/928. Acesso em: 17 abr. 2021.
RIBEIRO, A. E. Do fosso às pontes: um ensaio sobre natividade digital, nativos Jr. e descoleções. Revista da Abralin, [s. l.], v. 18, n. 1, p. 1-24, 2019. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1330. Acesso em: 18 abr. 2021.
RIBEIRO, A. E. Letramento digital e ensino remoto: reflexões sobre práticas. Debates em Educação, Maceió, v. 12, p. 446-460, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p446-460. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10757. Acesso em: 3 mar. 2021.
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos. In: ROJO, R.; MOURA, E. (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, p. 11-31, 2012.
XAVIER, A. C. S. O hipertexto na sociedade da informação: a constituição do modo de enunciação digital. Orientadora: Ingedore Villaça Koch. 2002. Tese (Doutorado em Linguística) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2002.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Autor, concedendo à revista o direito à primeira publicação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).