Ficção e reinterpretação: a verdade das mentiras em Tempos Ásperos, de Mario Vargas Llosa
DOI:
https://doi.org/10.51359/1984-7408.2025.265308Schlagworte:
Literatura e História, Novo Romance Histórico, Literatura hispano-americana, DialogismoAbstract
Mario Vargas Llosa publicou, em 2019, o romance Tempos Ásperos, que, junto a outras obras do autor, perfaz um panorama, via ficção, da realidade complexa dos países latino-americanos. Vargas Llosa pertence a uma tradição literária que tensiona as fronteiras entre a literatura e a história e, por meio de procedimentos discursivos — na esteira de um novo romance histórico — utiliza a alegoria, a paródia e o dialogismo para recriar os acontecimentos históricos mediante omissões, exageros e anacronismos. Este estudo analisa, portanto, a estrutura e os procedimentos presentes em Tempos Ásperos que corroboram esta presença, revisando, também, o dialogismo bakhtiniano, a inter-relação entre história e literatura e as fronteiras do real e do irreal expressas pelo próprio Vargas Llosa, observando como se manifestam na narrativa.
Literaturhinweise
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 13. ed. São Paulo: Todavia, 2023.
CHAVES, Flávio Loureiro. História e Literatura. Porto Alegre: UFRGS / Editora da Universidade, 1988.
FUENTES, Carlos. La nueva novela hispanoamericana. 3. ed. Tabasco: Editorial Joaquín Mortiz, 1972.
BRAIT, Beth. Bakhtin e a natureza constitutivamente dialógica da linguagem. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2005. p. 87-98.
MACHADO, Irene de Araújo. Os gêneros e o corpo do acabamento estético. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2005. p. 131-148.
MENTON, Seymour. La nueva novela histórica: definiciones y orígenes. In: MENTON, Seymour. La nueva novela histórica de la América Latina, 1979-1992. México: Fondo de Cultura Económica, 199. p. 29-66.
TEZZA, Cristóvão. A construção das vozes no romance. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2005. p. 209-217.
VARGAS LLOSA, Mario. La verdad de las mentiras. [S. l.]: Alfaguara, 2016a. E-book.
VARGAS LLOSA, Mario. Conversa no Catedral. Tradução: Ari Roitman e Paulina Wacht. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016b.
VARGAS LLOSA, Mario. Tempos Ásperos. Tradução: Ari Roitman e Paulina Wacht.
Rio de Janeiro: Alfaguara, 2020a.
VARGAS LLOSA, Mario. A festa do bode. Tradução: Ari Roitman e Paulina Wacht.
Rio de Janeiro: Alfaguara, 2020b.
VOLÓCHINOV, Valentin; BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução: Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 3. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 1986.
WHITE, Hayden. Introdução. A poética da história. In: WHITE, Hayden. Meta-história: a imaginação histórica do século XIX. Tradução: José Laurênio de Melo. São Paulo: EDUSP, 1992. p. 17-56.
Downloads
Veröffentlicht
Versionen
- 2025-11-04 (3)
- 2025-10-23 (2)
- 2025-10-11 (1)
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2025 Yuri Daniel Hahn da Silva

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).