A personagem feminina em Ana Miranda e Malika Mokeddem: um estudo comparativo
Schlagworte:
Literatura, Literatura Comparada, Literatura de língua francesaAbstract
Nesta pesquisa, nos utilizaremos da literatura comparada para analisar dois romances: L’interdite, da argelina Malika Mokeddem, e Amrik, da brasileira Ana Miranda. Nosso objetivo é pontuar e relacionar as dificuldades da mulher no processo de imigração e inserção em uma nova cultura, a partir da análise da construção das personagens femininas em cada romance. Estas que, em nosso recorte, saem de países de costumes religiosos e conservadores em busca de condições mais justas de vida e adentram outro de cultura distinta e, teoricamente, mais aberta, ainda assim não encontram espaço para sua autonomia. Levando em consideração as demais questões femininas e feministas na literatura contemporânea, temos o intuito de focalizar as situações de hibridismo cultural e percepção de alusão cotidiana e comportamental no país estrangeiro, ressaltando também as vozes masculinas que confrontam e dificultam a incorporação dessas mulheres na sociedade.Veröffentlicht
2020-12-22
Ausgabe
Rubrik
Artigos
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).