Particularismo ou Universalismo? Do Romantismo ao Modernismo: a identidade nacional brasileira
Keywords:
Antropofagismo, Romantismo, Identidade Brasileira.Abstract
O presente ensaio buscou refletir sobre como o Antropofagismo proposto por Oswald de Andrade contribuiu para a construção da concepção de identidade e cultura brasileira. Para isso, refletimos e analisamos as tentativas de construção de identidade nacional desde o Romantismo, visto que foi a primeira tentativa de independência cultural do Brasil, até movimentos literários e culturais mais recentes como o Movimento Armorial, que tinha o propósito de valorizar a cultura local. Outrossim, procuramos enfatizar a importância dos ideais Antropofágicos de Oswald de Andrade na definição de identidade nacional por meio da explanação de 3 aforismos do Manifesto. Por fim, constatamos, através dos conceitos expostos por Sérgio Paulo Rouanet, que a concepção de identidade brasileira passou de particularista à universalista com os movimentos do Romantismo e Antropofagismo, respectivamente. A fim de embasar tal discussão, foram utilizados os textos de Andrade (1983), Campos (1992), Cândido (2011), Rocha (2001) e Rouanet (1993).
References
ANDRADE, Oswald. Manifesto Antropofágico. In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro. 7ª. ed. Petrópolis: Vozes, 1983, p. 353-360.
CAMPOS, Haroldo de. Da Razão Antropofágica: Diálogo e Diferença na Cultura Brasileira. In: _____. Metalinguagem e outras metas: ensaio de teoria e crítica literária. São Paulo: Perspectiva, 1992, p. 231-255.
CANDIDO, Antonio. Literatura e subdesenvolvimento. In: _____. A educação pela noite e outros ensaios. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011, p. 169-195.
NAPOLITANO, Marcos; VILLAÇA, Mariana Martins. Tropicalismo: As Relíquias do Brasil em Debate. Revista brasileira de História, São Paulo, v. 18, n. 35, p. 53-75. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881998000100003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 29 set. 2020.
ROCHA, João Cezar de Castro. Uma teoria de exportação? Ou “Antropofagia como visão de mundo”. In: _____ e RUFFINELLI, Jorge (Org.). Antropofagia hoje: Oswald de Andrade em cena. São Paulo: Realizações Editora, 2001, p. 647-668.
ROUANET, Sérgio Paulo. A Coruja e o sambódromo. In: _____. Mal-Estar na Modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1993, p. 46-95.
SUASSUNA, Ariano. O movimento Armorial. Revista Pernambucana de Desenvolvimento, Recife, v. 4, n. 1, p. 39-64, 1977.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).