A representação do olhar feminino em "Olhos d'água", de Conceição Evaristo
Palabras clave:
Representações do olhar, Literatura feminista, Construção de personagens, Olhos d’água, Conceição Evaristo.Resumen
Este artigo pretende analisar a representação do olhar como mecanismo da construção da identificação de uma personagem na obra Olhos d’água de Conceição Evaristo. Tendo como base para a análise literária os estudos de Chauí (1988) acerca da representação do olhar na cultura do ocidente em diferentes épocas, os estudos de Evaristo (2005) para discutir sobre a representação da mulher negra na literatura brasileira e as contribuições de Cortázar (2006), Piglia (2004) e Gotlib (1985) para a teoria do conto, gênero em que o texto analisado se encaixa. Diante da análise, pretende-se discutir a criação da metáfora dos olhos d’água enquanto identificação de uma personagem feminina, assim como mecanismo no que diz respeito à aproximação entre as mulheres representadas na narrativa, que aparecem em sua obra enquanto sujeitos literários e não mais um objeto de representação e descrição, como foi estabelecido em diferentes épocas. Conclui-se que o mecanismo da protagonista do conto elaborar uma caracterização de outra personagem, aproxima-se do fazer literário da própria autora, sendo assim essa uma metanarrativa. Percebe-se que esse efeito é causado através da centralidade do olhar na caracterização dessas mulheres. O conto também se constitui enquanto memorialístico, uma vez que é construído com base nas memórias e lembranças confusas e cheias de lacunas a serem preenchidas da personagem principal. Também é possível concluir que em Olhos d'água, Evaristo consegue configurar a maternidade às mulheres negras que a tiveram negada por anos na literatura brasileira.
Citas
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