Os conflitos urbanos como busca pelo direito à cidade

o caso da Stock Car em Belo Horizonte

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2525-6092.2024.262083

Mots-clés :

conflitos urbanos, manifestações coletivas, participação popular, Stock Car

Résumé

Nesse trabalho abordaremos o processo envolvendo a aprovação da proposta da Stock Car em Belo Horizonte e das restrições a ele relacionadas. Trataremos da busca pelo direito à cidade a partir da participação em processos decisórios relacionados ao planejamento urbano. As análises foram baseadas em documentos disponibilizados pelo Poder Público municipal, nas legislações urbanas e ambientais vigentes e em reportagens veiculadas pela mídia. A partir da contextualização sobre a região de implantação do empreendimento, das normativas vigentes e do processo deliberativo referente à sua aprovação, refletiremos sobre as manifestações dos conflitos urbanos como modelo alternativo de participação popular.

Biographie de l'auteur-e

Raquel Garcia Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR/UFRJ (2005). Professora Associada do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG. Coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU) da UFMG. Coordenadora do Observatório de Conflitos Urbanos de Belo Horizonte. Foi Coordenadora e Professora dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Foi professora do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA. Foi Gerente de Coordenação de Políticas de Planejamento Urbano da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

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Publié-e

2024-12-16

Comment citer

Passos, R. L. G., & Gonçalves, R. G. (2024). Os conflitos urbanos como busca pelo direito à cidade: o caso da Stock Car em Belo Horizonte. Revista Rural & Urbano, 9(2), 01–23. https://doi.org/10.51359/2525-6092.2024.262083

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