Escrita acadêmica e organização retórica da introdução de artigos científicos em duas áreas disciplinares
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.247148Palavras-chave:
gêneros acadêmicos, Modelo CARS, artigo científico.Resumo
A introdução do artigo científico é uma seção estratégica destinada a contextualizar/situar o texto, implicitamente argumentando a favor da leitura do trabalho integral. Neste estudo, nosso objetivo é analisar a organização retórica de introduções de artigos escritos por graduandos de Letras e de Matemática, a fim de identificar as estratégias mobilizadas na escrita dos textos. Fundamentados em uma perspectiva sociorretórica, analisamos um corpus de dez artigos, cujas introduções são examinadas com base no Modelo CARS (SWALES, 1990). Os resultados confirmam a mobilização de estratégias retóricas previstas pelo modelo. No entanto, cada área disciplinar utiliza, adicionalmente, estratégias retóricas peculiares.Referências
ARAÚJO, Antonia Dilamar. Lexical signalling: a study of unspecific-nouns in book reviews. 1996. 284 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1996.
ASKEHAVE, Inger; SWALES, John M. Genre identification and communicative purpose: a problem and a possible solution. Applied Linguistics, v. 22, n. 2, p. 195-212, 2001.
BAWARSHI, Anis; REIFF, Mary J. Gênero: história, teoria, pesquisa, ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
BERNARDINO, Cibele G.; ABREU, Nícollas O. A seção de introdução em artigos acadêmicos experimentais da cultura disciplinar de psicologia: um estudo sociorretórico. Raído, v. 11, n. 27, p. 463-482, 2017.
BERNARDINO, Cibele G.; PACHECO, Jorge Tércio S. Uma análise sociorretórica de introduções em artigos originais da cultura disciplinar da área de nutrição. Fórum linguístico, Florianópolis, v. 14, n.1, p. 1749-1766, jan./mar. 2017.
BERNARDINO, Cibele G.; VALENTIM, Dawton L. O gênero artigo acadêmico e a cultura disciplinar da área do direito: as primícias de uma análise sociorretórica. RevLet: Revista Virtual de Letras, v. 8, n. 2, p. 122-141, 2016.
BEZERRA, Benedito G. A organização retórica de resenhas acadêmicas. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão-SC, v. 3, n. 1, p. 37-68, jul./dez. 2002.
BEZERRA, Benedito G. Gêneros introdutórios em livros acadêmicos. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
BEZERRA, Benedito G. Gêneros no contexto brasileiro: questões (meta)teóricas e conceituais. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
BEZERRA, Benedito G. Letramentos acadêmicos e construção da identidade: a produção do artigo científico por alunos de graduação. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão-SC, v. 15, n. 1, p. 61-76, jan./abr. 2015.
BIASI-RODRIGUES, Bernardete; BEZERRA, Benedito G. Propósito comunicativo em análise de gêneros. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão/SC, v. 12, n. 1, p. 231-249, jan./abr. 2012.
BIASI-RODRIGUES, Bernardete; HEMAIS, Bárbara; ARAÚJO, Júlio C. Análise de gêneros na abordagem de Swales: princípios teóricos e metodológicos. In: BIASI-RODRIGUES, B.; ARAÚJO, J. C.; SOUSA, S. C. T. (Orgs.). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 17-31.
CONNOR, Ulla. Contrastive rhetoric: cross-cultural aspects of second-language writing. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
COTOS, Elena; HUFFMAN, Sarah; LINK, Stephanie. Furthering and applying move/step constructs: Technology-driven marshalling of Swalesian genre theory for EAP pedagogy. Journal of English for Academic Purposes, n. 19, 2015, 52-72.
FIGUEIREDO, Débora de C.; BONINI, Adair. Práticas discursivas e ensino do texto acadêmico: concepções de alunos de mestrado sobre a escrita. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 413-446, set./dez. 2006.
FISCHER, Adriana; HOCHSPRUNG, Vitor. Prática de escrita na universidade: a perspectiva dos letramentos acadêmicos sobre produções dos estudantes de Letras. Miguilim, v. 6, p. 44-66, 2017.
FLOREK, Cristiane S. Organização retórica do resumo acadêmico gráfico: um gênero acadêmico multimodal. Revista de Estudos da Linguagem, v. 25, n. 4, p. 2293-2327, out./dez. 2017.
GUSTAVII, Björn. Como escrever e ilustrar um artigo científico. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
HYLAND, Ken. Disciplinary discourses: social interactions em academic writing. Michigan Classics, 2004.
MACEDO, Tatiana S. de; PAGANO, Adriana S. Análise de citações em textos acadêmicos escritos. DELTA, v. 27, n. 2, p. 257-288, 2011.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MILLER, Carolyn R. Gênero textual, agência e tecnologia. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
MOTTA-ROTH, Désirée. Rhetorical features and disciplinary cultures: a genre-based study of academic book reviews in linguistics, chemistry and conomics. 1995. Tese (Doutorado em linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1995.
MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Gracilela R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
OLIVEIRA, Eliane F. Letramentos acadêmicos: o gerenciamento de vozes em resenhas e artigos científicos produzidos por alunos universitários. 2015. 466 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.
OLIVEIRA, John Hélio P. Análise de gêneros em contextos específicos: organização retórica e construção de sentidos no resumo de comunicação para eventos acadêmicos. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2017.
PAIVA, Francisco Jeimes O. A construção de um modelo de análise do gênero Artigo Acadêmico Experimental (AAE): ensinando, negociando e compartilhando conhecimentos. Revista Práticas de Linguagem, v. 8, p. 285-300, 2019.
PEREIRA, Regina C. M.; BASÍLIO, Raquel; LEITÃO, Poliana D. V. Artigo científico: um gênero textual caleidoscópico. DELTA, v. 33, n. 3, p. 663-695, 2017.
RITTI-DIAS, F. G.; BEZERRA, B. G. Análise retórica de introduções de artigos científicos da área da saúde pública. Horizontes de Linguística Aplicada. v. 12, n. 1, p. 163-182, 2013.
SILVEIRA, Maria Inez M. Análise de gênero textual: concepção sócio-retórica. Maceió: EDUFAL, 2005.
SWALES, John M. Genre analysis: English in academic and research settings. Nova York: Cambridge University Press, 1990.
SWALES, John M. Research genres: exploration and applications. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
SWALES, John M. Research into the structure of introductions to journal articles and its application to the teaching of academic writing. In: WILLIAMS, Ray; SWALES, John M; KIRKMAN, John (ed.). Common ground: shared interests in ESP and communication studies. Oxford: Pergamon Press, 1984. p. 77-86.
SWALES, John M. Sobre modelos de análise. In: BIASI-RODRIGUES, Bernardete; ARAÚJO, Júlio César; SOUSA, Socorro Cláudia T. (Orgs). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Benedito Gomes Bezerra, Iraci Nobre da Silva, Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.