Irritación, crítica y dureza en las interacciones en línea: un estudio sobre el funcionamiento sociointeraccional de la descortesía en juegos electrónicos multijugador
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2023.260386Palabras clave:
(des)cortesía, interacciones en línea, juegos electrónicos multijugadorResumen
Partiendo de la creencia recurrente de que el "discurso agresivo" es una parte fundamental de la interacción en los videojuegos en línea, este estudio investigó cómo funciona la interacción entre múltiples jugadores en el mismo equipo. El objetivo fue analizar cómo los interactuantes desarrollan estrategias colectivas a través de mecanismos de (des)cortesía. Se empleó una metodología cualitativa-interpretativa y se eligió el juego League of Legends debido a su amplio reconocimiento como el más representativo en el ámbito de los juegos competitivos. Los resultados indicaron que, al negociar roles/funciones en situaciones de conflicto, los interactuantes se vieron obligados a desarrollar estrategias para mantener la armonía en la interacción.
Citas
BARR, Pippin; NOBLE, James; BIDDLE, Robert. Video game values: human–computer interaction and games. Interacting with Computers, [s. l.], v. 19, p. 180–195, 2007.
BARRETO FILHO, Ricardo Rios. Avaliações da (im)polidez em interações no Facebook. 2019. Tese (Doutorado em Letras) – Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
BARRETO FILHO, Ricardo Rios; NEVES, Herbertt; BARROS, Kazue Saito Monteiro de. Impolidez em textos on-line no facebook: análise das escolhas lexicais numa perspectiva textual-interativa. Calidoscópio, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 433–452, 2019.
BARRETO FILHO, Ricardo Rios; BARROS, Kazue Saito Monteiro de. Impolidez e identidades em uma interação on-line no facebook: uma abordagem sociodiscursiva. Linguagem em (Dis)Curso, [s. l.], v. 21, n. 1, p. 135-149, abr. 2021.
BARTON, David. Literacy: an introduction to the ecology of written language. 2. ed. Oxford: Blackwell, 2007.
BARTON, David; LEE, Carmen. Language online: investigating digital texts and practices. Abingdon: Routledge, 2015.
BERKER, Thomas; HARTMANN, Maren; PUNIE, Yves; WARD, Katie. (eds.). Domestication of media and technologies. Maidenhead: Open University Press, 2005.
BROWN, Penelope; LEVINSON, Stephen. Politeness: some universals in language usage. Cambridge: Cambridge University, 1987 [1978].
CAMPOS, Aline de. Escalada do conflito em processos colaborativos online: uma análise do verbete web 2.0 da Wikipédia. Intexto, Porto Alegre, v. 1, n. 22, p. 134-150, jan./jun. 2010.
COULON, Alain. Etnometodologia. Tradução: Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1995.
CULPEPER, Jonathan. Impoliteness: using language to cause offence. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.
FRASER, Bruce; NOLEN, William. The association of deference with linguistic form. International Journal of the Sociology of Language, [s. l.], n. 27, p. 93-109, 1981.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. 20. ed. Tradução: Maria Célia Santos Raposo. Petrópolis: Vozes, 2002 [1975].
LIUKKONEN, Ina. Managing hate speech in gaming media. Los Angeles: BrandBastion, 2018. Disponível em: https://info.brandbastion.com/hate-speech-in-the-gaming-community-and-social-media. Acesso em: 28 ago. 2023.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Análise da Conversação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2003.
MCLUHAN, Marshall. The medium is the massage. Harmondsworth: Penguin Books, 1967.
PRETI, Dino. Alguns problemas interacionais da conversação. In: PRETI, Dino. Interação na fala e na escrita. 2. ed. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2003.
PRIMO, Alex. Conflito e cooperação em interações mediadas por computador. Contemporânea: Revista de Comunicação e Cultura, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 38-74, jun. 2005.
SACKS, Harvey; SCHEGLOFF, Emanuel; JEFFERSON, Gail. A simplest systematics for the organization of turn-taking for conversation. Language, [s. l.], v. 50, n. 4, p. 696-735, 1974.
SANTANA, Gabriel. A (im)polidez como mecanismo de (des)organização na interação em jogos eletrônicos on-line. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) – Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
SPENCER-OATEY, Helen. (Im)politeness, face and perceptions of rapport: unpackaging their bases and interrelationships. Journal of Politeness Research, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 95-119, jul. 2005.
SPENCER-OATEY, Helen. Managing rapport in talk: using rapport sensitive incidents to explore the motivational concerns underlying the management of relations. Journal of Pragmatics, [s. l.], v. 34, p. 529-545, 2002.
STENROS, Jaakko; PAAVILAINEN, Janne; MÄYRÄ, Frans. Social interaction in games. International Journal of Arts and Technology, [s. l.], v. 4, n. 3, p. 342-358, 2011.
WATTS, Richard. Politeness. Cambridge: Cambridge University, 2003.
ZAGO, Gabriela. Trolls e jornalismo no Twitter. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 09, n. 1, jan-jul. 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Gabriel do Nascimento Santana, Ricardo Rios Barreto Filho, Sônia Virginia Martins Pereira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.